Se um dia um líder, um chefe, um professor, um mestre, um curador, parceiro ou amigo disser que você é substituível, lembre-se que esta pessoa ainda não sabe como se tornar o receptáculo da própria alma.
Assim, ela tentará fazer você preencher o vazio dela com esta tolice. Assim, alguns povos escravizam outros povos, ou até os dizimam, como se suas riquezas pudessem preencher o vazio deles.
Escutei esta frase 2 vezes, de 2 lideranças carismáticas, falando com o grupo que apoiava os projetos que elas lideravam:
- Lembrem-se! Vocês são substituíveis!
Elas queriam nos dizer que a missão era maior do que o ego e interesses egotistas que, por ventura, teríamos. Até aí, tudo bem! Juntos somos mais fortes. Então o foco na missão ajuda a coesão do grupo.
Daí dizer que poderiam nos substituir, como um parafuso numa máquina, me mostraram o quanto estavam solitárias. Porque tem a solidão de ser a única pessoa no mundo tendo que desenvolver o dom de ser você mesma.
E tem a solidão de se sentir vazio. De não estar encontrando um sentido para si mesmo, porque esqueceu o que significa ser único. Ser um indivíduo.
O indivíduo é uma nota que sustenta uma sinfonia universal - receptáculo da alma. Se mudar a nota, o que é impossível, seria outro universo. Ao contrário do parafuso trocado, que não altera a vocação da máquina.
Isso é tão verdade, que uma pessoa excluída aparece como destino em um descendente de uma família, gerando emaranhamentos. E só o reconhecimento do laço de amor com esta pessoa não vista é que faz o amor voltar a fluir naquele grupo familiar.
Mas, sim, pode ser que a gente não seja a nota de uma dada missão, mas substituível, nunca seremos.
Podem ter dito que a gente não era esperado, que fomos um acidente de percurso. Ou até que não nos queriam, mas é mentira. Porque cada existência é um dom em si mesmo. Então, não! Ninguém é insignificante ou substituível.
E a desculpa de nos fazer acreditar nisso, para diminuir uma possível arrogância, ou nos tornar capachos e até escravos ou estatísticas, é como dizer para um pai, ou uma mãe e até para uma Estrela, que a sua poeira não é relevante para a vida.
Imagina o que diremos para o seu brilho? A noite sem você é mais bonita... que mentira.
Mônica Clemente (Manika)
#Vocêéinsubstituível #Colonização #Escravidão #Valor #Autoestima #Missão
#Dom
Nenhum comentário:
Postar um comentário