19 de jul. de 2021

322) Histórias que Atuam - a Constelação Familiar do seu conto de fada preferido

 


Histórias que Atuam

A Constelação Familiar do seu Conto de Fada ou Mito preferido

 

O Conto de Fada nasceu na França, no século XVII com o escritor Charles Perraut. Assim, as histórias reais que aconteciam com crianças passando fome, ou com as mortes de mais de 80% das mulheres durante ou por causa do parto, ou os abusos contra as mulheres e o povo, eram recontadas por meio da ficção para que a realidade pudesse ser apreendida e aprendida.

Suas histórias mais conhecidas, portando, tratam daqueles temas em:

·      Chapeuzinho Vermelho (crianças se perdendo na floresta ou abuso de menor)

·      Cinderella (órfãos, namoradas excluídas ou mulher que trabalha muito e não é reconhecida em seus esforços)

·      Gato de Botas (homens corajosos, que no entanto temem as mulheres)

·      Barba Azul (Homens que fazem maldade com as mulheres)

·      O Pequeno Polegar (crianças natimortas ou que morreram cedo), etc.

Por isso, não é demais pensar nos mitos e contos de fada como arcabouços de histórias ancestrais, que ainda atuam sobre nós, se um deles capta a nossa atenção, cumprindo o papel de incluir alguém que teve um destino difícil ou cometeu maldades.

Desde 2011 pesquiso estas interfaces entre mito, o conto de fada e a Constelação Familiar, cocriando os seminários Histórias que Atuam: a Constelação Familiar do seu conto de fada ou mito preferido.

Atualmente eu chamo esta pesquisa e atendimentos de de Constelações Mitológicas, já que o mito atravessa toda ficção colhendo seu material na realidade.

Mônica Clemente (Manika)

@historiasqueatuam

@constelacoes_mitologicas

@manika_constelandocomafonte


#HistóriasQueAtuam #ChapeuzinhoVermelho #BarbaAzul #Cinderella #Amor #scriptdevida #familienstellen #EricBerne #BertHellinger #ConstelaçãoFamiliar #ConstelaçãoDoContoDeFada #ConstelaçõesMitológicas #VisãoFenomelogicaDosContosDeFada


Nenhum comentário:

Postar um comentário

593) O Território Sagrado do Brincar

  TERRITÓRIO SAGRADO DO BRINCAR Mônica Clemente (Manika) @manika_constelandocomafonte        Se você esqueceu de brincar, possivelment...