9 de dez. de 2022

499) Abuso não é Relação

 

Abuso não é Relação

Mônica Clemente (Manika)

 

O abuso não faz parte de uma relação. Ele a interrompe. Uma relação pressupõe trocas saudáveis, na qual cada pessoa envolvida apoia a outra e enfrenta os desafios da vida juntos, podendo haver erros no caminho, mas não abuso.

 

Parceiros, numa relação, fazem de tudo para se manterem íntegros e a própria relação, que é a terceira entidade criada por eles.

 

Quando uma SITUAÇÃO abusiva é compreendida como uma RELAÇÃO abusiva, segundo o Advogado Anderson Albuquerque, começam os problemas. (@andersonalburquerque.adv, 2022) 

 

O inconsciente do abusado gera uma resposta de parceria, que o faz querer lutar para sanar o problema “juntos”, enquanto, na verdade, o pacto da relação se quebrou.

 

Esta seria uma das dificuldades de sair de perto de um abusador, segundo o advogado. Ao confundir os acontecimentos abusivos com uma relação, a pessoa abusada ativa a sua resposta de parceria e não de defesa ou de fuga.

 

No entanto, se ela conseguir olhar para a agressão e quem a cometeu, não como um parceiro e uma relação a serem mantidos, conseguirá sair de perto do que não lhe faz bem e/ou  buscará ajuda para isso.

 

Na minha experiência, essa postura ainda ajuda a pessoa que passou pelo abuso a não se culpar mais pelo que aconteceu.  Nem pela possível explosão emocional que teve, em decorrência da experiência traumática.

 

É sempre melhor ser a princesa que escolhe seus sapatos, símbolos de parceria, porque se eles machucarem, não são sapatos, são impossibilidades de caminhar.

 

Mônica Clemente (Manika)

@manika_constelandocomafote

 

#abuso #situaçãoabusiva #parceria #relacãodecasal #relacaoabusiva #familienstellen #constelacaofamiliar 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

586) O Anjo da Guarda em seu Mapa Astral

  O Anjo da Guarda em seu Mapa Astral Mônica Clemente (Manika)   Você sabia que existe um “anjo da guarda” em seu mapa astral? Uma for...