Anatomia Sutil do Yoga
Para o yoga, o corpo é uma nave de acesso à estados de consciência em camadas e pontos de energia da mente.
Em uma destas camadas há córregos de energia vital (prana), chamados nadi. Os Nadis circulam o prana no corpo, sendo que alguns dizem que há mais de 100.000 e outros 72.000 nadis. Conhecemos os 3 principais:
1. O Nadi Pingala ou direito, solar e ativo, que passa pelos centros de energia do corpo (chakras).
2. O Nadi Ida é esquerdo, passivo, Lunar e também passa pelos chakras cruzando com o Pingala. Eles são como 2 serpentes em zigue-zague.
3. O Nadi Sushumna é central, dentro da coluna vertebral, por onde a energia que leva o despertar espiritual sobe até à realização total.
Conhecemos os 3 nadis pela metade, no símbolo da medicina. Uma espada (Sushumna) e uma Serpente ondulada (Pingala). A Ida foi descartada. Na Psicanálise o símbolo está com a Ida, a outra Serpente. E uma asa (liberação) no topo.
O pranayama ou respiração yogue estimula o fluxo de prana dos nadis. Mas, fazer o pranayama estando com pensamentos difíceis ou bloqueios no corpo os sobrecarrega.
Por isso que fazemos as posturas confortáveis do yoga (ásanas) e a meditação: para mudarmos nosso estado mental antes de tocarmos nos estados consciência com a respiração yogue.
Portanto, os ásanas, meditação e #pranayamas servem para despertar a Kundalini, a energia adormecida na base da coluna, que sobe pelos Nadis e passa pelos 7 chakras, até o todo da cabeça, gerando vários #samadhi (êxtases ou estados de consciência), a cada chakra.
Nos Chakras ainda existem as propensões mentais (vrtts), que têm relação com as glândulas e seus hormônios. Se uma propensão mental está em desequilíbrio, gerando alguns comportamentos, os #ásanas a reequilibram e a Kundalini pode fluir melhor.
Há muito mais na Anatomia sutil do Yoga que faz a gente perceber que "Procurar a consciência no cérebro é como abrir o rádio em busca do comentarista" Nassim Haramein
E podemos aprender mais sobre isso no curso de Biopsicologia no @institutovisaofuturo com a Dra. Susan Andrews.
Mônica Clemente (Manika)
Nenhum comentário:
Postar um comentário