17 de mar. de 2023

526) Dinheiro & Sexualidade em 3 vieses

 

Dinheiro & Sexualidade em 3 vieses

Mônica Clemente (Manika)

 

Freud já dizia que havia uma interface simbólica entre a sexualidade e o dinheiro. A forma como lidamos com um mostra como lidamos com o outro.

 

Uma pessoa, mesmo ganhando bem, sempre faz dívidas fáceis de evitar. Da mesma maneira, ela investe em relacionamentos sem futuro, sejam de amor, amizade ou de trabalho. Ou está numa relação sem equilíbrio de trocas, sendo ela a que dá mais.

 

Por outro lado, se alguém é sovina, talvez dê pouca atenção, afetivamente, ao parceiro/a. Às vezes, até, ficando ausente por muito tempo, com a “desculpa” de que está ganhando dinheiro para a família.

 

Tem aqueles que guardam dinheiro para momentos de crise, nunca para o prazer. Pode ser que se sinta culpado/a de desfrutar da sua sexualidade e dos lazeres com o/a cônjuge e amigos.

 

Viés 2 - Por isso, a Vênus, há milênios, já era um arquétipo astrológico ligado ao dinheiro, sexualidade, prazeres e amor, de acordo com o signo, casa e aspectos que faz.

 

Viés 3 - Como naquele conto de Fada “A Galinha dos Ovos de Ouro”: um casal muito pobre descobre que tem uma galinha que põe 1 ovo de ouro por dia.

 

À medida que vão ficando ricos, decidem matar sua fonte de renda para tirar todos os ovos de uma vez só. Infelizmente, ela era apenas uma galinha como outra qualquer.

 

Pedagogicamente, este conto ensina sobre a cobiça. Mas, se for o conto preferido de uma pessoa que constela, pode aparecer um ancestral, com quem ela está identificada, que se desfez de um talento que lhe dava uma boa renda, para viver de juros, glamour ou outra coisa efêmera demais que lhe sustentasse a vida, perdendo sua segurança ao final. 

 

Se o símbolo da galinha dos ovos de outros for a imagem que a pessoa mais se identifica, a Constelação Familiar pode revelar um desequilíbrio de trocas nas relações de casal ou de trabalho.

 

Algo nela desconsidera seus próprios talentos e desejos, matando sua fonte de renda, e a faz ser generosa demais (a galinha dos ovos de ouro) com quem tem pouco para dar, vivendo inúmeros relacionamentos insatisfatórios…

 

…mas não mais!

 

Mônica Clemente (Manika)

@manika_constelandocomafonte

@constelacoes_mitologicas

 

#dinheiro #sexualidade #Freud #Trocas #familienstellen #constelacaomitologica

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

586) O Anjo da Guarda em seu Mapa Astral

  O Anjo da Guarda em seu Mapa Astral Mônica Clemente (Manika)   Você sabia que existe um “anjo da guarda” em seu mapa astral? Uma for...