13 de mar. de 2023

523) Nota de Esclarecimento á Sociedade sobre a Constelação Familiar - IBCF

 



Nota de Esclarecimento à Sociedade

IBCF – Instituto Brasileiro de Consteladores Familiares  - @ibcfoficial

 

“O Instituto Brasileiro de Consteladores Familiares (IBCF) recebeu, com grande respeito e recolhimento, o posicionamento do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que tem toda a legitimidade para, dentro de seus procedimentos internos, regular a profissão à qual presta seus serviços.

 

Nesta oportunidade, se faz pontual esclarecer que a prática da Constelação Familiar nunca esteve vinculada à Psicologia, embora também trate de assuntos do comportamento humano.

 

É uma prática que tem estrutura própria, que pode ser aplicada em diferentes áreas profissionais e que sempre atraiu grande número de psicólogos, que a observam como um recurso bastante efetivo e complementar ao exercício de sua profissão.

 

Desde seu surgimento, o IBCF tem promovido esclarecimentos contínuos acerca do que é seu objeto de trabalho, seus princípios, cuidados e recomendações para a conduta responsável, na intenção de esclarecer os posicionamentos que ignoram as reais bases de atuação das Constelações Familiares. 

 

Igualmente, vem promovendo encontros semanais de estudo e atualização dos associados com vistas a prestar apoio e fortalecimento à prática eficiente e segura.

 

Entre os pontos polêmicos levantados pela nota, cabe esclarecer que parecem ter por base uma percepção enviesada e distorcida do que são as Constelações Familiares, e apresenta controvérsias que não são encontradas nas bases das formações responsáveis nem entre os profissionais que tiveram a oportunidade de participar de cursos sérios de capacitação e que, fundamentalmente, seguem se atualizando em novos treinamentos, seminários e congressos diversos. 

 

Nesse sentido, faremos uma sequência de aulas semanais para os associados do IBCF, seguindo adiante em nosso intuito de promover a aprendizagem continuada, trazendo elucidações sobre cada um dos itens indicados na nota técnica.

 

Somos solidários aos psicólogos que estão passando por um momento delicado, cientes da importância de que este posicionamento venha reforçar que essas práticas não devem invadir o campo de atuação uma da outra; e, sim, ressaltar que cada uma delas tem o seu lugar, valor, espaço e forma adequadas de divulgação e prática junto ao público interessado.

 

Seguimos focados em nosso objetivo de promover conhecimentos, informações e espaços de diálogo e estudo continuado acerca das Constelações Familiares aos associados e ao público interessado, na certeza de que sua prática cuidadosa, responsável e segura pode continuar a trazer inúmeros ganhos aos indivíduos, tanto em suas famílias quanto em seus campos profissionais no Brasil.

 

Respeitosamente, IBCF.

Março de 2023

@ibcfoficial

 





#Constelaçãofamiliar #familienstellen #IBCF #BertHellinger #SophieHellinger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

576) Os Presentes dos Reis Magos e dos Astrólogos

  Os Presentes dos Reis Magos e da Astrologia Mônica Clemente (Manika) Quem nasce ganha presentes. A começar pela vida, pelos pais, irmã...