O DESAFIO DE JÓ EM CADA UM DE NÓS
Mônica Clemente (Manika)
Embora
a fábula de Jó fale da disputa de Deus com Satanás, em relação à devoção de Jó,
este pode não ser o valor realmente disputado.
E
pode estar em cada um de nós.
Isso,
porque, na dificuldade nos agarramos a um sentimento universal de
proteção.
Já
existem até pesquisas mostrando que as pessoas buscam mais Deus durante as
dificuldades. Muito mais, até, do que quando estão dedicadas a um caminho
espiritual.
E
eu acho que há 4 mil anos, quando a fábula fazia parte da tradição oral do
Oriente, já tinham observado esse fenômeno.
O
valor disputado, na minha compreensão, é a ética social não a devoção. E, os
dois valores não se confundem. Um devoto pode não ser ético. E uma pessoa ética
pode não ser devota.
“Então,
se tudo for tirado, você se mantém em retidão?”
Satanás
e Deus, nesse mito, tampouco são personagens que disputam, de forma egóica e
egoísta, a conduta do devoto, embora revelem forças coletivas, sociais ou
inconscientes, que amparam ou deixam as pessoas em extrema vulnerabilidade.
Por
isso, a miséria imposta a Jó evoca uma questão sobre a postura diante de toda
miséria.
“Diante
dela, qual é a melhor postura? A indiferença ou a luta pelo bem-estar da
coletividade, da qual você faz parte?”
Na
vida prática, essa questão se volta para a
1) justa justiça e
para
2) cada um de nós:
1)
Uma mãe faminta, que não tem ninguém nem o Estado
para apoiá-la, rouba 1 litro de leite para o filho. Qual seria a sua punição?
A
mesma de algumas ações e leis do mercado que promovem a miséria coletiva e são
anistiadas?
2)
Em nós, segundo Sarkar, o teste de Jó se torna duas
tendências psíquicas:
ATMA
SUKHA TATTWA- “Busca pelos prazeres egoístas”, que prejudicam os
outros. (Egoísmo)
SAMA
SAMAJ TATTWA “Busca pelo bem- estar coletivo”, do qual todos são
parte interessada. (Ética Social)
Que,
em resumo fica assim:
“O
inimigo mortal do homem é a miséria.
Mais
miserável do que os miseráveis é a sociedade que não acaba com a miséria.”
Ulisses Guimarães
Como
Jó acaba recuperando tudo a sua escolha foi a ética social.
Mônica
Clemente (Manika)
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