19 de jan. de 2023

510) Scripts Comuns entre as Mulheres e os Homens

  


Scripts de Vida “Comuns” entre as Mulheres e os Homens

Mônica Clemente (Manika)

 

O Dr. Rüdiger Rogoll foi um psiquiatra dedicado à análise transacional (criada por Eric Berne) e amigo íntimo de Bert Hellinger. Ele foi para outra dimensão no dia 16/01/2023 deixando muitos presentes para nós.

 

Em dois encontros transformadores, conduzidos por ele em Bad Reichenhall, testemunhei o efeito curador da revelação das injunções familiares que criam os Scripts de Vida e suas soluções.

 

Segundo Berne, o script nos conduz interiormente para situações, muitas vezes contrárias ao nosso bem-estar, mesmo que as evidências externas mostrem o contrário.

 

Por exemplo, mulheres superinteligentes podem ter o script “burra” sabotando sua vida, não importando todo sucesso, títulos acadêmicos, filhos bem-criados, experiências de vida, livros publicados, empresas que criam ou gerenciam. Elas, inconscientemente, se acham inferiores porque a cultura da época as desqualificou.

 

E em suas famílias, atuais e ancestrais, as mulheres eram menosprezadas. 

 

Pode ser que se casem e compensem este script bancando o marido, para “provar” que têm valor. Ou desqualificando os parceiros. Ou tendo problemas ginecológicos porque projetam seu Sol, seu brilho, sua inteligência no homem. 

 

Rüdiger nos ensinou, então, que este era um script comum a muitas mulheres, embora não fosse agradável, porque muitas de nós vivenciaram este mandato de “serem burras”.

 

E, mais ainda, nos ensinou a saná-lo, pegando este Sol projetado para colocá-lo em seu lugar novamente. Na nossa cabeça.

 

Tem também um script comum entre os homens: o “covarde”. Neste caso, ou os pais não estavam presentes ou, culturalmente, foram programados a serem invulneráveis.

 

Homens com este script tendem a compensá-lo de duas maneiras: ficando muito tímidos ou virando machistas violentos. Foi neste momento, em um dos seminários, que aprendemos sobre a reprogramação do script. 

 

Por exemplo, chega-se até a nossa criança interior, quando ela foi chamada de burra (ou viu sua mãe ou outra mulher ser chamada sistematicamente de burra) e diz para ela (a criança interior), com amor, “você é muito inteligente!”

 

Ou para seu menino interior: você é corajoso!

 

Desde então, o Sol pra mim é feminino e o coração dos meninos são amorosos.

 

Obrigada, Rüdiger!

 

Obrigada ao Bert e à Sophie Hellinger que nos apresentaram este homem tão amoroso. E ofereciam seus seminários, para nós, na Hellinger Schule!


Graças ao Rüdiger e aos Hellinger pude começar as Constelações Mitológicas. 

 

Mônica Clemente (Manika)

@constelacoes_mitologicas

@manika_constelandocomafonte

 

#scriptdevida #analisetransacional #rudigerrogoll #ericberne 


Constelações Mitológicas,Análise de Script,Script de Vida, Rüdiger Rogoll, Análise Transacional, Eric Berne, Constelação Familiar,Familienstellen,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

586) O Anjo da Guarda em seu Mapa Astral

  O Anjo da Guarda em seu Mapa Astral Mônica Clemente (Manika)   Você sabia que existe um “anjo da guarda” em seu mapa astral? Uma for...