27 de out. de 2022

492) A Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser

 
A Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser

Mônica Clemente (Manika) 

Bert Hellinger, criador da Constelação Familiar, dizia que ninguém deveria se comportar como um discípulo e sim como um mestre. Porque o primeiro segue alguém e o segundo faz acontecer. 

Desta forma, ele se considerava um professor, acima de tudo. Não porque ensinava a Constelação Familiar, mas porque a Constelação Familiar em si é um caminho de conhecimento e produção de conhecimento que se faz nos acontecimentos.  

Com ela, todos aprendem fazendo, vendo e compartilhando experiências.  Por isso, nunca houve uma constelação por pessoa num seminário, mas uma constelação para todos, uma vez que quem a testemunha, representa ou constela está aprendendo de corpo inteiro. 

Segundo a “Teoria da Escolha”,  do psiquiatra americano William Glasser (1925-2013), o professor também é um guia para o aluno e não um chefe ou alguém a ser seguido. 

E o melhor processo de aprendizagem é pelo sensível, quando a inteireza de uma pessoa está toda envolvida na aprendizagem. Portanto, haveria graus de aprendizagem de acordo com a estratégia utilizada: 

  • 10% quando lemos
  • 20% quando ouvimos
  • 30% quando observamos
  • 50% quando vemos e ouvimos
  • 70% quando discutimos com outros
  • 80% quando fazemos
  • 95% quando ensinamos aos outros 

Como se vê, o envolvimento com o que se quer aprender determina o grau de aprendizado, como acontecem nos Seminários de Constelação Familiar, por exemplo. Todos os presentes, mesmo sentados, são mestres do que está acontecendo e, portanto, estão aprendendo. 

Mônica Clemente (Manika)

@manika_constelandocomafonte 

#BertHellinger #Williamglasser #teoriadaescolha #familienstellen #constelacaofamiliar #aprendizado #educacaopelosensivel 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

576) Os Presentes dos Reis Magos e dos Astrólogos

  Os Presentes dos Reis Magos e da Astrologia Mônica Clemente (Manika) Quem nasce ganha presentes. A começar pela vida, pelos pais, irmã...