14 de out. de 2022

487) Pesquisas Sobre a Gratidão

 
        Boas relações nascem da gratidão, porque ela é a base da reciprocidade, segundo algumas pesquisas: 

“Para Bonnie e Waal (2004), seria difícil pensar em como a humanidade funcionaria sem reciprocidade. Gouldner (1960) afirmou que o equilíbrio social não poderia existir sem a reciprocidade de serviços. Para Piaget (1965-1973), as trocas sociais devem atingir benefícios recíprocos ou o equilíbrio, a fim de que uma sociedade se conserve.” (Pieta e Freitas, 2009).

        Em outras palavras, a gratidão, ao promover a reciprocidade, garante boas relações de amor, amizade e trabalho. Assim como mantém a coesão do tecido social, sem o qual não há paz. 

        A ingratidão, por outro lado, não reconhece os esforços por trás do que recebeu e, portanto, não sente necessidade de dar nada em troca. Ela não tem consciência do bem, favor ou graça recebida. A não ser para pedir mais.

        Já as pessoas gratas conseguem perceber os esforços de um benfeitor e toda a cadeia de esforços que mantém seu bem viver. Elas entendem que nascer, comer, se vestir, morar, estudar, ter saúde, trabalho e sonhos não são “apenas” mérito delas ou bênção divina, mas frutos de esforços de milhares de pessoas, leis e instituições, muitas vezes criadas com lutas sociais.

         Pessoas que exercitam a gratidão reconhecem todos e tudo que as mantêm vivendo bem, fazendo-as querer fazer parte destas trocas. Seus marcos civilizatórios são inclusivos.

         Por isso, dificilmente, são vítimas de mentiras que as forcem a ser ingratas, a não ser que quem as ajude minta para elas (situações esquizofrenisantes).

        Como se vê, a gratidão e a ingratidão afetam a saúde, também. Um empregador que não reconhece, concretamente, os esforços de seus empregados, ou empregados que não reconhecem, com seus esforços, um bom emprego geram problemas emocionais e financeiros.

         Da mesma forma, parceiros que não reconhecem o que cada um trouxe para a relação fazem doer o coração. Já as relações abusivas começam quando alguém exige tudo de alguém sem a mínima troca.

        Por fim, a gratidão gera autoestima porque ela faz a pessoa se reconhecer também.        

Mônica Clemente (Manika)

@manika_constelandocomafonte

#Gratidão #bemestarsocial #ingratidão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

586) O Anjo da Guarda em seu Mapa Astral

  O Anjo da Guarda em seu Mapa Astral Mônica Clemente (Manika)   Você sabia que existe um “anjo da guarda” em seu mapa astral? Uma for...