22 de jul. de 2022

466) Maria Madalena e o Despertar Espiritual

 

Maria Madalena e o Despertar Espiritual

Mônica Clemente (Manika) 

 

Do ponto de vista mitológico, tanto a Virgem Maria quanto Maria de Magdala representam um ponto de virada da jornada da Alma.

 

Nascer de uma virgem significa o nascimento espiritual, segundo Joseph Campbell.  Significa estar pronto para seguir este caminho sem desprezar a carne, que é o corpo, a natureza, a realidade e a materialidade, representada pela mãe que tece todos os corpos para a vida. Tanto é que Jung já dizia que “o inconsciente do corpo é a mãe”. 

 

Portanto, o desenvolvimento espiritual se dá com um corpo, a natureza e as relações. Mas ainda há outra pista mitológica para o aspirante espiritual.

 

O corpo é “adquirido” pela união da seiva masculina com a feminina. Desta união, do ponto de vista biológico, surge a vida. Ao transformar este encontro em símbolo, pode-se dizer que o princípio masculino e feminino precisa se unir para o despertar espiritual.

 

Aqui no Ocidente, esta imagem é representada pela presença de Maria Madalena como apóstola de Jesus, quando os princípios feminino e masculino estão em equivalência, diferente da relação mãe e filho/a. 

 

Desta forma, Maria de Magdala pode ser compreendida como a representante feminina da divindade, sendo a sua presença com Jesus o verso e o reverso de uma só realidade.  Como o Ying Yang, Shiva Shakti ou a estrela de 6 pontas, que é o resultado do entrelaçamento entre 2 triângulos polares: da Terra para o Céu e do Céu para a Terra. 

 

Segundo o yoga, este triângulo se sustenta no encontro entre o Princípio Masculino com o Feminino, Consciência + Energia, Shiva e Shakti, sem nenhum ser mais poderoso do que o outro.

 

E se dá no coração, onde cada pessoa sente a existência do próprio eu, escolhe seus parceiros, sua vocação, seus mestres e começa o seu caminho espiritual.

 

Abrilhantar Maria Madalena, portanto, é como colocar a peça que faltava junto da sua outra metade, para abrir as portas do amor universal. Não porque esta peça falte, realmente, mas porque ela não é vista como deveria.

 

Dia 22 de julho é o dia da apóstola dos apóstolos. A Maria de Magdala. A lembrança eterna de que um pássaro só alça voo com suas duas asas. 

 

Mônica Clemente (Manika)

@manika_constelandocomafonte 


______

Estas mesmas polaridades estão no Mapa Astral nas casas e signos em qquadratura, entre o Sol e a Lua, Marte e Vênus, signos nos elementos Terra e Ar, Água e  Fogo e nos aspectos das quadraturas.

 

#MariaMadalena #JosephCampbell #Apostola #yoga #ShivaShakti #YingYang #aspiranteespiritual 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

576) Os Presentes dos Reis Magos e dos Astrólogos

  Os Presentes dos Reis Magos e da Astrologia Mônica Clemente (Manika) Quem nasce ganha presentes. A começar pela vida, pelos pais, irmã...