Camadas da Mente segundo o Yoga
Comentário sobre um trecho da minha tese de doutorado Yoga e Vigor
A nossa existência é pluridimensional, segundo o yoga, como as pétalas de uma flor! Vamos conhecer estas camadas pela perspectiva desta filosofia milenar:
1. 1ª Camada é o Corpo feito de comida ou Annamaya kosa em sânscrito - é a camada mais externa da corporeidade humana, composta de 5 fatores fundamentais: terra, água, fogo, ar, éter.
Cada fator desses é conectado com um centro de energia, que se conecta com as outras dimensões da mente e suas propensões por meio dos hormônios.
O que comemos, como eliminamos, os exercícios que escolhemos, o
nosso sono nos conectada com as outras camadas e a natureza. Ou não.
2. 2ª Camada Corpo dos desejos físicos ou Kamamaya Kosa – esta camada da mente tem 3 funções: a) sentir os estímulos externos pelos órgãos sensoriais (indriyas); b) ter desejos a partir destas destes estímulos; c) agir no intuito de materializar estes desejos usando as indriyas motoras, nossos órgãos motores.
Ela controla as 10 indriyas: 5 órgãos sensoriais - olhos, ouvido, nariz, língua e pele. E os 5 órgãos motores - mãos, pés, cordas vocais, órgão genital, e excretor.
O sentimento de “Eu” (si mesmo) não existe aqui. Então, bem estabelecidos aqui seguimos nossos instintos. Mas um adulto que se move a partir desta camada em busca de relações e vocação, ainda não está em sintonia com o que quer e o que é.
3.
3ª Camada
metal subconsciente ou Manomaya Kosa
– as experiências do Si Mesmo, aparecem aqui. Tem 4 funções: 1)memória
cerebral e extra-cerebral, 2) contemplação – busca de informações,
soluções, pensamento científico e filosófico, 3) experiência de dor e
prazer e 4) sonhos.
Se estabelecer aqui exige muito de nós, como estudos, experiências de vida, relações com o meio e outros seres. O ego aqui é bem forte, mas deve saber que somos mais do que esta camada. Do contrário começamos a nos levar à sério demais.
4.
A 4a camada
é a 1ª Camada da mente super consciente ou Atmanasa kosa – ela transcende as amarras do tempo, espaço, pessoa, acessando
passado, presente e futuro.
Aqui realizamos a verdadeira presença e acessamos informações ancestrais e futuras (possibilidades).
Como diz Jung (2006:353), não há como “contestar que ao menos
uma parte de nossa existência psíquica se caracteriza por uma relatividade de
espaço e tempo. À medida que nos afastamos da consciência, esta relatividade
parece se elevar até ao não-espacial e a uma intemporalidade
absolutas”.
5.
5a Camada ou
a 2ª Camada super consciente, a Mente subliminar ou Vijnananaya kosa – tem 2 funções relacionadas entre si: 1) discernimento entre o
que é eterno e o que não é (viveka), e 2) desapego, graças ao discernimento
(vaerágya).
Aqui percebemos as ondas emanadas de tudo o que existe, das quais as outras camadas percebem só algumas frações.
Por exemplo, ao olhar um livro, a ideia dele é apreendida com a
ajuda de uma vibração que cria sua imagem na mente. Se os olhos estão
fechados, ainda se pode reconhecer o livro através do toque. Se o livro cai no
chão, sabemos pelo som que um livro caiu.
Aqui captamos os campos de informações pelas vibrações e ondas, anterior à forma. É como disse o Rilke: “o ser se sente na véspera de ser escrito”.
6.
6a Camada
dourada, extática ou espiritual ou Anandamaya kosa (Iyengar) ou Hiranamaya Kosa
(Sarkar) – aqui o sentimento de “eu” não
existe mais para que haja uma atração fortíssima para a Suprema
Subjetividade.
O desejo de união (yoga) é incontrolável, ocorrendo a subjetivação máxima com o Si mesmo (Átman).
É a atração desta camada que nos faz querer expandir sempre. E isso exige esforço - sádhana. Por isso que ninguém consegue de fato meditar, mas fazer sádhana até um dia entra em estado de meditação.
7.
A Suprema
Subjetividade está além
das camadas: É o Átman que vai sendo condensado em tudo o que é
manifestado. Segundo os yogues, aqui nos estabelecemos na bem-aventurança
absoluta.
(Comentários
sobre um trecho da minha tese: Yoga e Vigor - Mônica Clemente (Manika))
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