19 de dez. de 2023

572) Bert Hellinger, Anumus Positivo e o 1º tipo de Professor

 


Bert Hellinger, o 1º tipo de Professor 

Mônica Clemente (Manika)

Margaret Mead disse que “Crianças precisam ser ensinadas a pensar e não no que pensar” (Children must be taught how to think, not what to think.”). 

Por isso, Bert Hellinger falou, demonstrou e nos ensinou a fazer descobertas a partir da fenomenologia, uma abordagem filosófica que rompe o dualismo mente e corpo, objeto e sujeito, nos permitindo compreender e pensar o mundo sem estas cisões tão comuns no itinerário intelectual ocidental. P.R.Sarkar, um filosofo indiano, enfatizava a mesma postura para uma boa educação: a que ensina a pensar e não o que pensar. Mas foi o meu pai quem primeiro me disse: 

“Não decora as fórmulas matemáticas, pense e entenda o mundo que ela quer abarcar, criando você mesma uma forma para chegar lá” Da mesma forma, o psicanalista Eugenio Davidovich sempre diz: “não saiba”.  Ou seja, não olhe o mundo com fórmulas. Navegue com ele para conseguir se orientar. Por isso, eles e o Hellinger são um tipo de professor, entre os 3 existentes: 

1.    O professor que ensina O QUE pensar;

2.    O professor que ENSINA A PENSAR e nos apoia; 

3.    O professor que ensina a pensar, nos apoia e nos acompanha por um bom tempo. 

Este último tipo de professor é o 1º, ativando o contato com os 4 animus e as 4 animas positivas que uma mulher e um homem carregam em seus inconscientes, respectivamente. 

Jung dizia que toda mulher têm 4 animus (contrapartida masculina em seu inconsciente) que a auxiliam em sua jornada de autoconhecimento, assim como os homens têm suas animas (contrapartida femininas em seu inconsciente). Nos conectamos com esta orientação interior, graças às relações positivas com algumas pessoas em nossa vida,  No meu caso, eu tenho a honra de ter o meu pai, PR Sarkar, Bert Hellinger, Eugenio Davidovich e o Luciano de Souza. 

Também tenho as “animas” que me guiam desde a alma: minha mãe, minha tia, Susan Andrews, Yara Rodrigues, Waltraud Francelin, Iria Zanoni Gomes, Letícia Nunes, Vera Carniel e Dinorá Fraga. 

E você, quais são as pessoas que impactaram a sua vida desde o mais profundo do seu ser?  

Feliz aniversário, Bert Hellinger (16/12/1925 – 19/09/2019)! Obrigada por tudo! Principalmente por me ensinar a ver todas as bençãos que recebi dos professores e professoras que me deram tanto em meu caminho. 

Mônica Clemente (Manika)

@manika_constelandocomagonte 

#BertHellinger #prsarkar #Jung #anima #Animus #familienstellen

#constelacaofamiliar

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

583) Quem Nunca Matou um Dragão Por Dia?

  Quem Nunca Matou um Dragão por Dia? Mônica Clemente (Manika)   @manika_constelandocomafonte Por que tanta devoção a um Santo rebaixado...