17 de ago. de 2023

559) Evidências das Práticas Complementares de Saúde

 

Você sabia que o Yoga, Terapias Florais, Reiki, Homeopatia, Constelação Familiar etc. são PICs - Práticas Integrativas e Complementar de Saúde?  

Elas fazem parte da Política Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares de Saúde - PNPICs. O que significa que elas são estudadas, pesquisadas e podem ser oferecidas, com segurança, no SUS. 

Agora em agosto de 2023 goi lançado mais um  “Evidências”,  “o boletim quadrimestral do Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS), vinculado à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz.” (Evidências, 2023) . 

Este boletim gratuito serve para todos os que querem acessar as pesquisas, diretrizes e evidências científicas do que chamamos de terapias alternativas e racionalidades médicas que têm fundamentos filosóficos diversos da biomedicina.  Porque a Ciência é um campo de produção de conhecimento em expansão, no qual se pode incluir e produzir novos saberes. 

 “Na seção Ciência, o boletim fala da importância da atualização dos Descritores em Ciências da Saúde relacionados às práticas integrativas para a comunicação científica nesse campo. 

Em Reflexão, o boletim traz uma colaboração do professor e pesquisador  Marcos Zulian Teixeira, sobre as evidências em homeopatia e o preconceito com a prática: “Fruto da desinformação ou negação dos estudos que fundamentam o modelo homeopático em vários campos da ciência, esse preconceito se retroalimenta, de tempos em tempos, com matérias e artigos depreciativos publicados nas mídias e redes sociais, as quais, raramente, divulgam os trabalhos com resultados favoráveis à homeopatia.”  

 A mestre em ciência social Tai Tuwi’xawã assina a seção Integrando Saberes, relatando sua pesquisa com mulheres Tabajara, na Paraíba, sobre cuidados tradicionais, com texto e fotografias.  

 O boletim ainda trata de cursos informativos sobre Pics e das experiências de gestores estaduais que participam do projeto de apoio institucional do ObservaPics.” (Evidências, 2023). 

 Ela pode ser acessada aqui:  

 https://observapics.fiocruz.br/wp-content/uploads/2023/08/Boletim-Evidencias-13-edicao-ObservaPICS.pdf  

Mônica Clemente (Manika)
@manika_constelandocomafonte #pics  

#pnpics #fiocruz #evidencias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

583) Quem Nunca Matou um Dragão Por Dia?

  Quem Nunca Matou um Dragão por Dia? Mônica Clemente (Manika)   @manika_constelandocomafonte Por que tanta devoção a um Santo rebaixado...