17 de nov. de 2022

496) Com Libido há Transformação

 

Com Libido há Transformação
Mônica Clemente (Manika)

@manika_constelandocomafonte 
 @constelacoes_mitologicas 


Por que os heróis dão uma moeda ao Caronte para conquistar os seus desejos? Porque eles têm libido para realizar os seus sonhos. 

Caronte, barqueiro de Hades, senhor do submundo na mitologia Grega, tinha a função de carregar a alma do morto pelo rio Aqueronte (Grego), ou Estige (Latim), até a morada dos ancestrais ou da eternidade. 

Para tanto, uma moeda era colocada na boca, ou olhos ou mãos do morto para pagar o barqueiro. Esta mesma oferenda era um ritual funerário praticado na antiguidade. 

Nos mitos, se algum herói, ainda vivo, quiser ir para o mundo de Hades, é preciso pagar ao Caronte, como aconteceu com Psique, em busca do creme da beleza eterna, e Orfeu em busca da sua esposa morta. 

O nome desta moeda é “obol” ou “óbolo”, que significa “PROVISÃO PARA UMA JORNADA”[i]. 

Ora com gravuras de abelhas para o morto ter uma vida eterna muito doce. Ora com gravuras da Medusa no verso e uma âncora no anteverso, como proteção e ancoragem. 

Se um morto não carrega a sua moeda, fica vagando eternamente, sem jamais encontrar seu descanso.   

Simbolicamente falando, o submundo de Hades é o que hoje chamamos de inconsciente, onde estão, também, o mundo dos ancestrais e o mundo dos mortos. 

A moeda, como “provisão para uma jornada”, significa a libido (energia) necessária para se fazer uma travessia com um barqueiro – algo em nós que conhece o caminho de ida e volta – até as profundezas do inconsciente para algo vir à luz. 

Assim, se pode dar um passo no caminho da bem-aventurança sem ficar vagando num mesmo problema eternamente. 

Quem busca terapia precisa ter a provisão para sua jornada. Ou seja, a libido necessária para sair da dor e reconciliar os conflitos que a levam à terapia. 

Ainda, simbolicamente falando, a forma como uma pessoa lida com a moeda (dinheiro) empregada na terapia revela como ela usa a libido em sua transformação. 

Isso não tem nada a ver com o valor financeiro da terapia, mas como ela reage ao investimento: 

Com disponibilidade energética para a jornada de transformação ou sem contato com a sua força. 

Mônica Clemente (Manika)
        @manika_constelandocomafonte
        @constelacoes_mitologicas  

#mitologia #caronte #hades #terapia #libido #dinheiro #moeda #escolha #familienstellen #constelaçõesmitologicas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

576) Os Presentes dos Reis Magos e dos Astrólogos

  Os Presentes dos Reis Magos e da Astrologia Mônica Clemente (Manika) Quem nasce ganha presentes. A começar pela vida, pelos pais, irmã...