3 de mar. de 2024

580) O Recado da Sombra

Autossabotagem ou um Recado da Sombra?

Mônica Clemente (Manika)

Você já sonhou com uma pessoa com o sexo e o temperamento avesso ao seu? Sabe como isso pode ajudar? Para Jung, o psiquismo funciona como polaridades: o que está no consciente tem o seu avesso no inconsciente.

Ou seja, não se pode se equilibrar na corda bamba (sensação) quando se está sonhando com o futuro (intuição). Ou tomar uma decisão lógica (pensamento) se priorizar a harmonia entre todos (sentimento). 

Muito menos desenvolver o lado masculino ou feminino, independente do corpo que se tem, se tentar desenvolver a outra polaridade sexual ao mesmo tempo.

Portanto, o que está na luz da consciência se consegue dominar e se especializar até como profissão.

Enquanto as forças que estão no inconsciente sombreiam a consciência com estripulias, quando se está muito cansado, estressado, dopado ou doente.

Por isso, mulheres criticas consigo mesmas sonham com homens que as perseguem. E até se casam com quem as humilham.

E homens sonham com vampiras, ou buscam o amor em pessoas mais interessadas em suas posses, quando estão desconectados dos seus sentimentos.

Na série Dr. House vemos a atração e a indissociabilidade das polaridades Luz e Sombra, ao mesmo tempo em que elas brigam se sabotando e se complementando através dos personagens House e do seu melhor amigo, Wilson.

Se o médico Greg House, com uma ferida na coxa como Quiron, representa um tipo de razão, entendida como pensamento lógico fundado no materialismo científico, o doutor Wilson representa outra concepção de razão que surge dos valores éticos ou da busca pela harmonia (Sentimento).

No episódio “Sob a minha pele” - T5, E23 - House não consegue dormir há dias, sendo “alucinado” por Amber, a esposa morta de Wilson.

Ela representa o consciente do seu amigo que em House atua como anima sombria, sabotando a sua lógica que, junto do vício, sufoca seus sentimentos.

Como tudo o que fica sob a pele não se acessa conscientemente, a sombra neste episódio vira um sintoma mortal, fazendo o que for possível para se revelar.

A autossabotagem, então, é um convite sombrio de autoconhecimento para quem tem sufocado o seu avesso.

____

FICHA TÉCNICA - Netflix

2004 - 2012 | 50 min |  Drama Médico

Criado por David Shore

ElencoHugh LaurieRobert Sean Leonard, Lisa Edelstein, Omar Epps

NacionalidadeEUA

Mônica Clemente (Manika)

@manika_constelandocomafonte

#Jung #Sombra #dr.house #autossabotagem #sabotagem #Inconsciente #CinemaeConstelaçãofamiliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

583) Quem Nunca Matou um Dragão Por Dia?

  Quem Nunca Matou um Dragão por Dia? Mônica Clemente (Manika)   @manika_constelandocomafonte Por que tanta devoção a um Santo rebaixado...