28 de abr. de 2023

536) Qual a Sua Escolha: Abandonar-se ou Participar?

 


A MOÇA QUE VIA FADAS
Qual a Sua Escolha: Abandonar-se ou Participar?

Mônica Clemente (Manika)

 

Tudo começou com um inseto se revelando Fada para uma sonolenta. Sem saber se foi magia, ela acordou amontoada com bebês, adolescentes e idosos dentro de um cesto, colocado na rua de terra batida, aguardando a procissão de renunciantes.

 

O público, dos dois lados da alameda, gritava sem fazer estardalhaço. Qual daquelas pessoas excluídas sairiam do berço para virar abdicante?

 

E qual delas ainda acreditaria nos relacionamentos?

 

A moça que via fadinhas, pensava:

 

“Como os bebês abandonados sairiam de lá? Só se um renunciante escolhesse seu destino? Talvez eu pudesse criá-los mesmo sendo uma excluída e, assim, pertenceríamos.”

 

O primeiro a sair, no entanto, foi um biscoito quebrado ao meio. Além de velho não era mais inteiro. Uma de suas partes, a que venceria a disputa dos seus desejos, se consolava: “Quem escolheria você, velho e quebrado, para se casar? O que me resta mesmo é Deus.”

 

A próxima a pensar em sair da caixa foi a moça. Uma de suas partes queria seguir com a procissão, a outra, ainda queria tentar.

 

Um idoso, ao seu lado, nunca pensaria em seguir a vida daqueles monges, mesmo tendo estragado todos os relacionamentos com suas esposas, amigos e filhos.

 

Ele sabia que tinha cometido erros e, por isso, foi abandonado pelo caminho, mas ainda queria tentar, embora seu coração também estivesse partido. 

O cesto ficou lá no meio da rua, cheio de excluídos que precisavam escolher se transformariam sua exclusão em destino, ou se ainda fariam e nutririam boas relações.

 

O público aguardava, ansiosamente, as suas escolhas. Se fossem embora com a procissão, não precisariam mais pensar neles. 

 

Se ficassem dentro do cesto, juntos, não estariam mais sozinhos. E a esperança teria vencido todas as experiências difíceis que sofreram.

 

Mônica Clemente (Manika)

@manika_constelandocomafonte

 

#conto #Esperança #coracaoquebrado #excluídos #Sonho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

576) Os Presentes dos Reis Magos e dos Astrólogos

  Os Presentes dos Reis Magos e da Astrologia Mônica Clemente (Manika) Quem nasce ganha presentes. A começar pela vida, pelos pais, irmã...