18 de jan. de 2022

411) O Tempo Yogue de Remendar o Coração

 

Rachel (Jennifer Aniston) e Ross (David Schwimmer) 
no episódio em que casam em Vegas, antes de outra separação.

O Tempo Yogue de Remendar o Coração

Mônica Clemente (Manika)

 

Assim como ficar sentados por horas, danifica a coluna, ficar tentando resolver um problema, sem descanso, não ajuda na solução. Como dar um tempo para encontrá-la?

 

Existe uma “postura” do yoga pouco conhecida. É o exercício mental de desviar o foco dos problemas, para o inconsciente encontrar uma saída sem a nossa atrapalhação. 

 

Podemos fazer isso com atividades físicas, mentais ou sensíveis, como correr, jogar sudoku ou assistir um filme. Assim, a mente pensa que conseguiu ajustar a realidade aos desejos, enquanto o inconsciente fica livre para remendar o coração. 

 

Os filmes românticos e de detetives, em especial, conseguem estas proezas. É um alívio ver um casal desajustado, como o Ross e a Rachel, do seriado Friends, ficarem juntos no último episódio da série. 

 

Não é relevante para as nossas angústias que o Ross seja ciumento, possessivo, manipulador e muito diferente da Rachel, desde que todo conflito deles acabe num beijo.

 

Ela, no começo das 10 temporadas, abre mão de um casamento potencialmente infeliz, desiste das manipulações financeiras do pai e recomeça do zero.

 

Depois, trabalha no que não quer até descobrir sua vocação, namora o Ross, que a ama desde a adolescência, mas a importuna com um ciúme paranoico, tratando seu trabalho com desprezo.

 

Eles ainda enfrentam outros problemas, até ela engravidar dele, sem estarem mais juntos. Além de bancar a maternidade e ficar mudando de apartamento, Rachel consegue um convite para trabalhar em Paris, com o Ross, subornando o chefe para ela não ir.  E, no último capítulo, a heroína do seriado, desiste de tudo para ficar com ele, por amor. 

 

E porque eu e milhares de pessoas no mundo inteiro ansiavam por isso. 

 

Na época, eu precisava que meus problemas com um namorado se resolvessem assim, de forma mágica. Friends sustentava meus desejos de ver minha relação entrar nos eixos, dando tempo para meu coração cicatrizar do seu fim.

 

Da mesma forma, é uma satisfação compensatória dos nossos sentimentos de injustiça ver o detetive Bosch, do seriado Bosch, fazer justiça.

 

É claro que o yoga não estimula este exercício mental até as raias do escapismo. O usamos com moderação. 

 

Inclusive quando estamos em terapia, para dar tempo dela se ajustar à Inteligência que nos guia.

 

Mônica Clemente (Manika)

 

 #yoga #IsthaMantra #Solução #Terapia #Friends #Bosch 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

586) O Anjo da Guarda em seu Mapa Astral

  O Anjo da Guarda em seu Mapa Astral Mônica Clemente (Manika)   Você sabia que existe um “anjo da guarda” em seu mapa astral? Uma for...