25 de jun. de 2018

72) O trabalho Doméstico é a Experiência da Consciência Cósmica


"O trabalho doméstico é a experiência direta da Consciência Cósmica. Ilimitado, Infinito e Invisível." Mônica Clemente

Este aforismo surgiu durante uma limpeza de casa, quando aparecia mais um corpo para lavar depois de tudo arrumado.

Surgiu de ver a minha mãe cuidando da casa sem nunca terminar os seus deveres. De não ter o reconhecimento necessário, da sociedade, dos filhos e do marido, como se toda esta dedicação fosse algo natural e não sustentasse o mundo e a vida há milhares de anos. 

De saber que o mundo material, que é o continente do invisível, precisa de tantos cuidados que, ou se desiste dele virando um espiritualista sem os pés no chão, ou agradece tudo o que se tem e se cria para uma vida mais sustentável.

Surgiu da minha luta interna de me sentir presa em tarefas que “roubam o meu tempo” ou livre e agradecida de ter tanto para cuidar. 

Foi assim que realizei que o fluxo das tarefas cotidinas é a expressão das bençãos divinas e do trabalho de tantas pessoas. E que o dualismo “matéria X espírito” desaparece nesta ação devotada. 

Acima de tudo, este aforismo surgiu fazendo a minha mãe rir, quando milhares de roupas sujas apareciam enquanto ela acabava de guardar outras tantas limpas e passadas. Foi ela quem me ensinou a agradecer estas tarefas, ao invés de reclamar delas, afinal temos algo para cuidar.

E para você, como são as tarefas diárias? Um fardo ou o contato com o infinito e a gratidão? Um campo para  brigas ou de flores que você semeou?





Um comentário:

  1. Linda reflexão, estou vivendo extamenexa isso. Sou empresária, mãe, do lar...e quando me deparo com os afazeres domésticos e como se estivesse perdendo tempo, esta tudo uma bagunça, a casa, a empresa, a minha cabeça, a minha vida. Parece que nada saí do lugar. Vc poderia me dar uma idéia do que posso fazer?
    Obrigada por transmitir seu conhecimento.

    ResponderExcluir

583) Quem Nunca Matou um Dragão Por Dia?

  Quem Nunca Matou um Dragão por Dia? Mônica Clemente (Manika)   @manika_constelandocomafonte Por que tanta devoção a um Santo rebaixado...