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Como o Xamanismo Africano lida com o que chamamos de Doenças Mentais?
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Como o Xamanismo Africano lida com o que chamamos de Doenças Mentais?
O site Mystical Haven publicou partes de artigos sobre o Xamanismo
Africano e como o xamã Dr. Malidoma Patrice Somé encara fenômenos que nós, ocidentais, e nossa medicina
chamamos de distúrbios psiquiátricos.
É importante entender que cada cultura desenvolve formas
de ver o mundo e instrumental para lidar com o que veem e interpretam. A
medicina, por exemplo, é uma só, a arte de curar, mas as formas como se manifestam depende de cada cultura. Temos a Medicina Ayurvédica, a Medicina Chinesa a
Biomedicina (Medicina Ocidental) e outras medicinas que têm suas próprias filosofias,
anatomias, fisiologias, estratégias terapêuticas etc.. A esta diversidade da arte
de curar, e suas 6 dimensões, foi dado o nome de Racionalidades Médicas pela socióloga brasileira Madel
Luz.
Como o Xamanismos Africano enxerga, então, o que a nossa
medicina chama de doença mental?
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A VISÃO XAMÂNICA DAS DOENÇAS MENTAIS
O texto publicado no site Mystical Raven está em inglês aqui.
Abaixo está a tradução:
(Um texto mais completo em inglês, no site Jason Gaddis, está aqui )
“ Dr. Malidoma Patrice Somé, xamã da África Ocidental, tem uma visão
diferente da doença mental em comparação com as pessoas no mundo ocidental,
onde nos concentramos na patologia e na ideia de que o comportamento exibido
por aqueles diagnosticados com a doença é algo que precisa parar.
O Dr. Somé propõe que o que chamamos de depressão,
bipolaridade, psicose e esquizofrenia talvez seja uma intensa transformação da
consciência e um passo inevitável para o desenvolvimento humano.
O Dr. Somé e o povo Dagara apoiam a visão xamânica que
sinaliza a doença mental como “o nascimento de um curador”. Eles acreditam que
essa pessoa foi selecionada como um meio para uma mensagem para a comunidade. O que os ocidentais veem como
“doença mental”, o povo Dagara vê como “boas notícias do outro mundo”.
"Transtorno
mental, transtorno comportamental de todos os tipos, sinalizam o fato de que
duas energias obviamente incompatíveis se fundiram no mesmo campo", diz
Dr. Somé. "Distúrbios resultam quando a pessoa não consegue obter assistência para lidar com a presença da energia do reino espiritual."
Durante a primeira visita do Dr. Somé aos Estados Unidos
em 1980, ele testemunhou como o país lidava com a doença mental. Ficou surpreso ao notar que os pacientes na enfermaria psiquiátrica estavam exibindo os mesmos sintomas que ele tinha visto em sua aldeia.
“Então é assim que os curandeiros que estão tentando nascer são tratados nessa cultura. Que perda! Que perda desperdiçar uma pessoa que finalmente está sendo alinhada com um poder do outro mundo”.
Ele reconheceu que o Ocidente não é treinado em lidar
com a existência de fenômenos psíquicos e do mundo espiritual. Quando essas energias emergem, o indivíduo, que não tem a capacidade de reconhecer o que está acontecendo, é rotulado de "insano" e recebe altas doses de drogas antipsicóticas que impedem a evolução espiritual.
Os xamãs e médiuns também são capazes de ver “entidades”
ou “seres” que permanecem na presença desses indivíduos. Os gritos e gritos exibidos
pelos pacientes na enfermaria psiquiátrica sinalizaram para o Dr. Somé que as
entidades estavam tentando livrar a medicação de seus corpos e sua dor estava
aumentando no processo.
Na tradição de Dagara, esses indivíduos são vistos como
uma ponte entre o mundo físico e espiritual e a comunidade ajuda a pessoa a se
reconciliar com as energias dos dois mundos. Não fazer isso aborta o nascimento de um curador e sustenta a desordem inicial de energia.
Ele descreve a esquizofrenia como tendo
"receptividade a um fluxo de imagens e informações, que não podem ser
controladas".
“Quando esse tipo de entrada ocorre num momento que não é escolhido pessoalmente e, particularmente, quando se trata de imagens assustadoras e contraditórias, a pessoa entra em frenesi.”
Os xamãs limparão as energias estranhas da aura do
indivíduo usando uma prática conhecida como "varredura". Isso ajuda a acalmar a energia espiritual que está sendo recebida e acalma a pessoa. O xamã tentará, então, alinhar a energia de alta voltagem do espírito que tenta sair do outro mundo e, por sua vez, dar à luz ao agente de cura.
Bloquear isso é o que cria problemas e agrava a situação. Nos casos em que a energia canalizada é negativa e não promove a cura, os xamãs procuram removê-los da aura em vez de os alinhar.
Enquanto nos EUA, Dr. Somé estava curioso para saber se
suas técnicas seriam universalmente aplicadas a todos os pacientes. A pedido, ele levou um paciente mentalmente doente de 18 anos de volta à sua aldeia africana. Após quatro anos de hospitalização e sofrendo de alucinações e depressão severa, os pais do menino ficaram sem saber o que fazer.
O Dr. Somé relata que depois de oito meses, o filho
deles se tornou “bastante normal” depois de participar de rituais de cura
xamânica e entender seus dons como curador. Ele continuou a viver na aldeia por mais quatro anos como curador antes de retornar aos EUA para completar seu curso de psicologia em Harvard. "Ele descobriu que todas as coisas que ele precisava fazer tinham sido feitas, e ele poderia seguir em frente com sua vida", disse Dr. Somé.
Um dos dons que os xamãs podem trazer ao mundo ocidental
é ajudar os indivíduos a redescobrirem um ponto de vista espiritual que é
necessário para se viver. Adotando o reino espiritual da vida reduz a probabilidade de sofrimento mental que decorre do fato de que "eles são chamados por seres do outro mundo para cooperar com eles em
fazer o trabalho de cura."
O Dr. Somé sugere que “alguns dos espíritos que tentam
passar, como descrito anteriormente, podem ser ancestrais que querem se fundir
com um descendente na tentativa de curar o que não puderam fazer enquanto
estavam em seu corpo físico”.
Ele continua, “a menos que a relação entre os vivos e os
mortos esteja em equilíbrio, o caos se inicia. Os Dagara acreditam que, se tal desequilíbrio existir, é dever dos vivos curar seus ancestrais. Se esses antepassados não forem curados, sua energia doentia vai assombrar as almas e psiques daqueles que são responsáveis por ajudá-los ”.
O Dr. Somé sugere que adotar uma abordagem ritualística
à doença mental cria uma série de oportunidades e pode mudar a vida do
indivíduo para melhor.
Partes extraídas do guia de medicina natural para a
esquizofrenia, páginas 178-189 e The Natural Medicine Guide to
Bi-polar Disorder. Based
on Jayson Gaddis’ article. –
Via ForeverConscious “
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