17 de dez. de 2024

604) Mercúrio Retrógrado: Um Portal para Talentos e Transformação

  

Mercúrio Retrógrado: Um Portal para Talentos e Transformação

Mônica Clemente (Manika)
@manika_constelandocomafonte

                                                   Depois dos últimos 40 dias com Mercúrio retrógrado, 
fica a dica de como aproveitá-lo em 2025.

Mercúrio fica retrógrado três vezes ao ano. Na verdade, ele não anda para trás, mas a posição da Terra em relação a ele cria essa perspectiva, que simbolicamente significa a visita de territórios já percorridos em sua sombra, abrindo caminho para revisões e reflexões. 

Nascer com Mercúrio retrógrado no mapa astral é um convite para enxergar o que outros não veem, especialmente no signo e casa onde ele se encontra. Além disso, se Mercúrio estava retrógrado quando uma pessoa nasceu, seu Mapa Progredido, que reflete a evolução do mapa astral, pode estender esse período retrógrado por anos, influenciando temas-chave da vida. 

Por exemplo, Freud tinha Mercúrio retrógrado na 8ª casa, relacionada a sonhos e terapia, em harmonia com Plutão. Essa configuração astrológica refletia sua criação da psicanálise. No meu caso, tive Mercúrio retrógrado em Áries, migrando da casa 12 para a 11 nos primeiros 16 anos de vida. Essa posição despertou dons mediúnicos e premonições que, inicialmente assustadores, me levaram à prática do yoga e ao estudo da astrologia e cartas ciganas. Mais tarde, desenvolvi essas habilidades em pesquisas acadêmicas e na prática astrológica. 

Independentemente de ter Mercúrio retrógrado no mapa natal, todos podem explorar os dons dessa energia ao observar os trânsitos retrógrados no céu. Em 2025, Mercúrio retrógrado ocorre nas seguintes datas: 

1)        14/03 a 07/04: de Áries/fogo até Peixes/Água. Observe emoções e pensamentos que impactam o coração. Se sente o chamado para ser artista, terapeuta e espiritualista esse é o momento de (re) começar. 

2)        17/07 a 11/08:  Leão/fogo. Se expresse. Se sente o chamado para carreiras como o magistério, palestras, teatro, dança, eventos, cerimoniais, etc. legitime esses dons. 

3)            09/11 a 29/11: de Sagitário/fogo até Escorpião/água. Explore conexões profundas, estudos e jornadas de transformação. 

Aproveite esses dias para reconhecer e capitalizar dons e dificuldades, transformando-os em felicidade.

9 de dez. de 2024

603) O Mito de Aquiles na Série em Senna

 

O Mito de Aquiles em Senna
Mônica Clemente (Manika)

Aquiles foi um famoso guerreiro da mitologia grega, sendo peça-chave na vitória da Guerra de Troia. 

Segundo o mito, ele foi banhado por sua mãe, Tétis, no Rio Estige para se tornar invencível, com exceção dos calcanhares — a parte do corpo pela qual sua mãe o segurou durante o banho de imortalidade. 

O famoso “calcanhar de Aquiles”, que recebeu a flechada envenenada que o matou, nos lembra que a crença na invencibilidade não deve cegar alguém a ponto de ignorar riscos e autoproteção. 

Esse ensinamento ecoa o Hexagrama 36 do I Ching: em tempos de perigo extremo, não há vergonha ou culpa em se esconder. 

Na série sobre Ayrton Senna, o piloto é retratado como invencível e impetuoso, lembrando Aquiles.  

O seu “calcanhar” era o hábito de se arriscar em nome da vitória e da busca por estados transcendentais, algo comum a artistas e atletas altamente disciplinados. 

No entanto, sua predisposição ao risco foi apresentada como uma expressão de amor ao esporte e um desejo de inspirar o povo brasileiro. 

Esse “calcanhar de Aquiles” ficou exposto na fatídica pista de Ímola, que já havia enviado vários sinais de perigo, sem que fossem suficientes para evitar a tragédia. 

Pessoas com scripts de vida semelhantes ao de Aquiles — e aqui não afirmo que Senna seguia esse padrão, mas vi na série essa conexão — enfrentam escolhas cruciais. 

Tétis pôde escolher entre uma vida longa e feliz para o filho ou torná-lo uma lenda. Ela optou pelo heroísmo do filho, e como dizia Hellinger: os heróis morrem cedo.

Aquiles não precisava morrer para ser uma lenda. Já era vitorioso e prestigiado. Sua morte precoce não foi destino, mas resultado da falta de escolhas para mudar seu script: ele poderia ter protegido seus calcanhares. 

Senna tentou proteger a si mesmo e aos outros pilotos pedindo o cancelamento da corrida em Ímola. Contudo, assim como Tétis não deu escolha ao filho, os responsáveis pela prova ignoraram seu pedido. 

A lição é clara: o destino não oferece escolhas, mas scripts de vida, sim.

_______ 

Sobre a FIA (Federação Internacional Automobilística), podemos associá-la a muitos mitos e arquétipos, mas seguindo a lógica do texto, ela me parece as FIAndeiras. 

As Moiras na mitologia grega controlam o destino, fiando, medindo e cortando o fio da vida, o que se alinha com o poder regulador e controlador que a FIA exerce sobre o automobilismo. Ao menos na temática da série Senna.  

Como as Moiras refletem a FIA:

1.    Cloto (a que fia o fio da vida): Representa o papel da FIA em criar e manter as regras, literalmente “tecendo” o tecido das competições automobilísticas. 

2.    Láquesis (a que mede o fio): Alude à função de avaliar e regulamentar o que é permitido, estabelecendo limites precisos para tecnologias, performances e condutas nas corridas.

3. Átropos (a que corta o fio): Simboliza o poder final da FIA de decidir destinos — desqualificar equipes, aplicar punições ou até banir tecnologias inovadoras consideradas ilegais. “Moira” que mais atuou sobre Senna. 

As fiandeiras trabalham nos bastidores, com um poder quase invisível, mas imenso, que define a trajetória dos eventos. Assim como a FIA, as Moiras não participam diretamente das corridas, mas moldam o curso de tudo com suas decisões. 

Essa comparação amplia o simbolismo do “poder estruturante” e traz à tona a dimensão de controle quase “destinal” que a FIA exerce.  

_____

Ficha Técnica:

A minissérie “Senna” é uma produção brasileira da Netflix que retrata a vida e carreira do lendário piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna. Com estreia em 29 de novembro de 2024, a série é composta por seis episódios e está disponível em mais de 190 países.

• Título: Senna

• Ano de Produção: 2024

• Gênero: Biografia, Drama

• Formato: Minissérie com 6 Episódios

• Direção Geral: Vicente Amorim

• Direção: Julia Rezende


Mônica Clemente (Manika)
@constelacoes_mitologicas
@manika_constelandocomafonte

4 de dez. de 2024

602) Do Sufoco à Transfomação: Do Mapa Preditivo para o Propositivo

 


Do Sufoco à Transformação: 
O Que Você pode Fazer com Seu Mapa Astral  

Mônica Clemente (Manika)

Os gatos brigam porque são assim, ou porque estão em um saco? 

Para a astrologia preditiva, os gatos brigam porque são assim. Para a astrologia propositiva, os gatos brigam porque estão no saco. 

Da mesma forma, você tem brigado porque (seu mapa) é assim, ou porque está em uma situação em que se não lutar vai sufocar até seu fim? 

Quais saídas seu mapa tem? 

Talvez você tenha desistido de brigar, mas em vez de alívio, sua pressão subiu, sua tiroide colapsou, seu tesão desapareceu e nada de emagrecer. E se, em vez de lutar uns com os outros, os gatos arrebentassem o saco? 

Eu sei, não é tão simples assim. Às vezes, o “saco de gatos” está em uma pirambeira. Se ele romper, todos podem cair e se machucar. Como evitar isso? 

Com redes de apoio:  amigos, família e até novas conexões. Mas, e se a própria rede for o saco? Nesse caso, mude os amigos, redefina a relação com a família e busque outros suportes. E, acima de tudo, seja propositivo. 

Na astrologia propositiva – um dos pilares da Astrofenomenologia – os arquétipos não determinam, mas oferecem possibilidades. 

Saturno, pode ser o saco de gato, representando aquilo que construímos e nos aprisiona, ou a rede que nos sustenta. 

Marte pode ser a briga ou a coragem de romper padrões. 

Vênus pode ser a submissão ou a catalisadora de conexões e grupos de apoio. 

Mercúrio pode ser as mentiras (inclusive a que contamos para nós mesmos) ou a busca de soluções.

Júpiter pode ser a teimosia ou a mudança de perspectiva. 

Urano pode ser o egoísmo ou a tomada de consciência. 

Netuno pode ser a bondade cega ou a dissolução de ilusões. 

Plutão pode ser o apego vingativo ou capacidade de transformação. 

Cada arquétipo astrológico pode estar a seu serviço, dependendo da forma como você os gerencia.  

Por isso, na Astrofenomenologia, priorizo uma abordagem propositiva em vez de preditiva. Essa abordagem busca propostas e alternativas construtivas, com foco em soluções práticas e no desenvolvimento da sua autonomia e discernimento. 

Até porque não adianta prever algo antes de saber o que se pode fazer. 

Mônica Clemente (Manika)
@astrofenomenologia
@manika_constelandocomafonte

608) Não se Tomam Decisções Importantes Lamentando uma Derrota

  Não se tomam decisões importantes lamentando uma derrota * Mônica Clemente (Manika)   Quantas vezes você já tomou decisões precipitada...