Wesak Moon: como essa lua atua em você?
Hoje, dia 12/05/2025, é Wesak Moon, a Lua de Buda.
Não sei se reparou, mas faz uma semana que tudo o que precisava ser visto começou a aflorar em seu psiquismo.
Isso porque, quando o Sol em Touro ilumina a Lua em Escorpião, seu signo oposto, temos a Wesak Moon, ou a Lua de Buda, envolta no entrelaçamento de tradições espirituais, movimentos astrais e sabedorias profundas.
Neste dia, que varia a cada ano de acordo com o calendário lunar - e conforme a tradição budista -, celebra-se a iluminação de Buda, também associada ao seu nascimento e à sua morte.
Essa tríplice celebração do chamado “ciclo búdico” foi oficialmente reconhecida pela ONU em 1999, sendo desde então considerada feriado oficial em alguns países, sempre no mês de maio, mesmo quando a Lua cheia ocorre no final de abril, o que pode resultar em uma segunda Lua cheia em maio.
Mas há uma forma sensível de saber quando a Wesak Moon nos atinge em cheio, como um Guru nos despertando:
Cerca de uma semana antes do seu apogeu, começam a surgir noites de insônia, sonhos intensos de purificação, sensações de estarmos sob um feitiço, encontros marcantes com pessoas que nos iluminam, e com partes nossas que pedem por transformação.
Você se sentiu assim nesses últimos dias?
Isso acontece porque a Lua de Wesak se dá no eixo Touro-Escorpião, com a Lua geralmente entre 15° e 25° de Escorpião.
Uma Lua cheia no início do Sol em Touro, antes ou depois dessa região do Zodíaco pode não ser sentida tão profundamente.
Mas quando ela se dá nos graus de intensas transformações do eixo da vida e da morte, da matéria e do espírito, do corpo e da transfiguração, a viagem iniciática de Europa montada sobre um Touro celestial se anuncia.
Não poque essas polaridades estejam separadas, mas porque são encruzilhadas. E como diz Letícia Núñez Almeida, encruzilhadas são encontros onde todos os sentidos permanecem, e temos que lidar com isso.
Assim, o Sol em Touro fala da encarnação, da estabilidade, do prazer de estar vivo, do valor do corpo encarnado, enquanto olha para a Lua em Escorpião, que representa o desapego, o mergulho nas sombras, a purificação profunda.
Essa Lua, portanto, traz
intensidade emocional, sonhos visionários, pesados, limpezas físicas e
energéticas.
Por isso, é comum vivenciar insônia, estados alterados de consciência, encontros significativos, fim de ciclos e processos de depuração nos dias que a antecedem.
Até ela se tornar uma “Lua de Portais”, quando amplia a consciência, favorece estados meditativos e conduz a experiências de expansão espiritual.
Não por acaso, diversas tradições celebram esse momento com jejuns, vigílias, preces e meditações coletivas como forma de sintonizar e acelerar o próprio caminho de realização interior.
Hoje é o dia em que o mistério
não consegue mais se esconder na matéria.
Deixe seu Buda Interior se aproximar de você.
Em outro momento, falarei mais sobre o Buda Interior em cada um de nós...
Mônica Clemente (Manika)@astrofenomenologia@manika_constelandocomafonte
#Wesakmoon #vesakmoon #luacheiadebuda #luadebuda #budismo #jornadaespiritual #puriticação #sonhos #meditação #astrologia #astrology #astrofenomenologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário