Constelação Familiar

O que é Constelação Familiar?





     A Constelação Familiar Original Hellinger, ou a Familienstellen, segundo seu criador, é uma ajuda à vida em todas as suas relações. 

    Criada por Bert Hellinger na década de 1980, que  costumava dizer que a Familienstellen, abordagem e nome criado por ele, o encontrou e ele a encontrou.

    Segundo o filósofo, pedagogo, teólogo e psicoterapeuta alemão Hellinger, sua filosofia aplicada - a Constelação Familiar -, se desenvolveu por meio do caminho fenomenológico do conhecimento, antecedido por suas experiências na África como jesuíta e, posteriormente, como psicoterapeuta formado em psicanálise, análise transacional e outras abordagens. Para saber mais sobre sua vida e obra, leia o Livro: Bert Hellinger: Meu Trabalho, Minha Vida. Autobiografia.

    A postura fenomenológica praticada por Hellinger exige o desapego de intenções de ajudar, medos, pré-conceitos, pena e teorias para deixar uma questão pessoal, que busca solução, nos afetar até que uma solução, jamais imaginada, se apresente.

    Com isso, Hellinger formulou seu próprio caminho fenomenológico do conhecimento e descobriu princípios e conexões ocultas que ajudam a vida e as relações. 

São eles:

  • O Caminho Fenomenológico do conhecimento - que já existia, mas não como ele o aplicou, respeitando a realidade sem a arbitrariedade dos nossos julgamentos e ideias preconcebidas.
  • As Consciências Pessoal, Coletiva e Espiritual: os campos multidimensionais que atuam nas relações, escolhas, emaranhamentos e destino de cada pessoa.
  • A boa e a má consciência e suas atuações no sentimento de pertencimento e nas transformações que queremos.
  • As 3 ordens do Amor: Pertencer, Ordem (Hierarquia, Precedência e Prioridade), Dar e Receber.
  • Como estes princípios atuam, como a gravidade, afetando a saúde, as relações, o trabalho, a vocação, os negócios, disputas judiciais, aprendizado e scripts de vida (a minha paixão).
  • A Hellinger Sciencia: o de conhecimentos e compreensões do Bert Hellinger, que todos podem experimentar em si mesmos.
  • A Postura Fenomenológica do Constelador, que media uma Constelação servir a todos os presentes num seminário com centenas de pessoas.
  • As dinâmicas do vício, vítima e algoz, do incesto, "eu por você", "você por mim", eu no teu lugar e outras mais.
  • A frases sanadoras: você é a certa/o para mim, sim, por favor, obrigada, você pertence etc.
  • O sucesso no rosto da mãe, o mundo na mão do pai, as relações de amor podem dar certo.
  • O Amor à Segunda Vista: o casamento como uma plataforma de amor e reconhecimento do eu, do outro e do nós.
  • As Ordens do Sucesso nos Negócios: como as empresas podem dar certo.
  • As Ordens da Ajuda: ajudar é uma arte que o ajudante sabe se pode ajudar, quando ajudar e até onde ajudar sem ser manipulado a ir além do que é permitido fazer.
  • Ele também incluiu o olhar e compreensões da Sophie Hellinger em sua obra, não só dando os devidos créditos à ela como nos levando mais longe. 
  • Estimulou e apoiou a Hellinger Schule escola oficial da Constelação Familiar Original Hellinger criada por Sophie Hellinger que oferece seminários, cursos e experiências direto da Fonte.
  • A sua visão de corpo e saúde, pouco explorada, mas completamente eficaz.
  • Sua coragem moral diante da difícil tarefa de trazer o novo.
  • E tantos outros presentes!

    Até 2019, quando Hellinger fez sua passagem, ele e Sophie Hellinger aprofundaram a Constelação e a chamaram de "Constelação Familiar Medial" ou "Nova Constelação Familiar", neste percurso Hellinger já tinha desenvolvido os Movimento da Alma, o Movimento do Espírito. Este desenvolvimento culminou no que hoje é conhecido como Constelação Familiar Original Hellinger.


        A Eterna Inovação da Constelação Familiar 

    As intuições, conhecimento e aplicação da Constelação Familiar tem uma característica. Como eles mesmos disseram em maio de 2013,

"o eternamento vivo que segue em frente é um movimento divino dentro do ser humano.  Ao nos deixarmos ser levados, novas portas e novos planos se abrem vislumbrando o que significa "ser humano" em toda sua dimensão."

      A vocação da Constelação Familiar é, portanto, se renovar quando inova. Ou, como Bert e Sophie disseram, "deixar ser guiado a partir do centro para o "Novo e Desconhecido"". Aqui tem mais detalhes sobre  Seminários Internacionais em Bad Reichenhall, Seminários Online com Sophie Hellinger e A Constelação Familiar Original Hellinger.


      O que experimentamos com a Constelação Familiar?

 Resumidamente, o dinamismo fenomenológico da Constelação Familiar revelou que não somos indivíduos totalmente separados  da trama familiar desde os ancestrais, mas que pertencemos a uma "alma familiar", onde todos têm o direito a este pertencimento, além de pertencermos à campos maiores de existência que inclui tudo e todos. 

    Revelou também que toda relação e criação humana não está a parte da natureza, assim como cria ou está em campos que se influenciam. Por isso, podemos aplicar a constelação nas relações familiares, de saúde, justiça, pedagogia, negócios etc.

    Na esfera familiar, quando uma pessoa é excluída na família original ou ancestral até 3 gerações, como por exemplo, por morte prematura, abandono, preconceito, desconhecimento da existência, assassinato, guerras, adoção, acidentes fatais, abortos, negação etc., gera uma compensação nas futuras gerações, para "tapar" o "rasgo" na teia social do grupo.

       A mesma exclusão por falta de respeito com funcionários  sócios e fundadores de um empresa, ou morte por acidentes de trabalho sem as devidas compensações, sucessões mal feitas, por exemplo, também afeta uma organização de negócios.

    Assim, um problema pessoal, seja ele de saúde, nos relacionamentos ou no curso da nossa vocação e trabalho,  pode estar relacionado a um ferimento na teia ancestral, ou organizacional. 

       O corpo, como uma das dimensões mantidas pela função unificadora da alma familiar, também é afetado por estas dinâmicas.

    Como Hellinger observou, e quem está num seminário experimenta, há um movimento de amor que não quer parar fluindo nestes campos.

        Quando esta fonte se depara com a negação de uma das 3 ordens do amor (pertencimento, lugar de uma pessoa no grupo, ou nas trocas do dar e receber), produz-se uma compensação orientada pelo amor cego que quer restituir as ordens quebradas. Só que o amor cego faz isso repetindo as dores e não sanando.

    Ou seja, a desordem na ordem do pertencimento, por exemplo, faz um descendente assumir inconscientemente o mesmo destino do excluído, sofrendo sintomas físicos e/ou psíquicos recorrentes, fracassos repetidos e outros  desequilíbrios em várias esferas da vida.


         Com a postura fenomenológica que não interfere, mas se deixa afetar pelo movimento fluído do  amor que mantém a teia do grupo, somos conduzidos até os bloqueios e levados à soluções inusitadas com o amor que vê.


       Quando se vivencia a possibilidade de o próprio grupo familiar manifestar o caminho para que o amor volte a fluir, sem fazer compensações (amor que vê), tem-se a chance de incluir aqueles que nos dão força ou restabelecer a ordem que foi quebrada.

    Portanto, todos os que participam de um Seminário de Constelação Familiar, como o constelado, o constelador, os participantes, têm a chance de vivenciar esta fonte de amor, que não precisa perguntar pelo caminho, atuando e nos reorganizando.

4 comentários:

  1. Essa abordagem abre novas perspectivas. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adrieny, sim, esta abordagem revela que muitas dinâmicas inconsciente são dinâmicas das relações humanas de várias gerações agindo sobre nós. Somos permeados por histórias longínquas. Obrigada pelo comentário. Bem-vinda!

      Excluir
  2. Posso assitir a alguma constelação para conhecer o trabalho? Tem algum calendário de constelações que eu possa acessar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, boa tarde! Não recebi sua mensagem no email - geralmente o blogger enviar. Só agora que vi sua mensagem, então me desculpe a demora. Se quiser informações, só me escrever para o manika@manika.com.br abraços! Obrigada por entrar em contato!

      Excluir

200) Um Ingrediente Pouco Compreendido do Sucesso

  Tem um ingrediente importantíssimo para o sucesso, pouco falado e compreendido.   Na Constelação Familiar sabemos que o “Sucesso é o R...