Manika




Mônica Clemente (Manika)
Currículo Lattes aqui
manika@manika.com.br
manika@constelandocomafonte.com.br
    
Breve Currículo


Formação

Dra. em Ciências da Saúde (Fiocruz - 2007 - 2010). Tese  sobre a visão pluridimensional do corpo e da saúde no yoga de P.R.Sarkar, contemplada com bolsa nota 10 - FAPERJ. 

Mestre em Educação (UFRGS - 2002 - 2004) dissertação indicada a passar direto para o doutorado. Integrante do Grupo NIETE - Núcleo Interdisciplinar de Estudos Transdisciplinares da Educação. Pesquisa sobre a visão multidimensional do yoga e sua aplicação na educação por meio de estratégias pedagógicas sensíveis para criar uma educação que leve em consideração a pluridimensionalidade do ser

Pós graduada da Hellingerschule - Brasil - Bert e Sophie Hellinger

1a turma de Formação da Hellinger Schule no Brasil (2016 - 2021) com o Trabalho Final sobre "Constelação Familiar e os Contos de Fada", trabalho que faço desde 2013 (Histórias que Atuam ou Constelações Mitológicas).


Formada em Constelação Familiar pela "Associação Brasileira de Constelação Familiar - ABC Sistemas" com Celma Villa Verde, desde 2008.


Formanda da Hellingerschule - Alemanha - Bert e Sophie Hellinger 

Munique com Sophie Hellinger e Bad Reichenhall com Bert e Sophie Hellinger (02/2013;  05/2013; 05/2015; 10/2018; 10/2019) 

São Paulo com Bert e Sophie Hellinger - (12/2012; 06/2013; 08/2015; 12/2015; 04/2016; 09/2016; 12/2018), 

São Paulo com Joel Weser e Sami Storch - (12/2015). 

Yogaterapeuta e Biopsicologia (Ananda Marga e Instituto Visão Futuro 1994 -1999).

Atriz  Profissional (Tablado e UniverCidade - 1982 -1991).

Formada em Licenciatura em Educação Física (UFRJ - 1983 - 1987) 

Atuação Profissional

Facilitadora de Constelação Familiar Original Hellinger (familiesntellen) desde 2010. Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Criciúma. 

Constelações Mitológicas: pesquisa desde 2013 sobre as interfaces entre a mitologia e a nossa transcendência, por meio da Constelação Familiar. 

Histórias que Atuam: a Constelação Familiar dos Contos de Fada e Mitos Preferidos (a partir de 2013) - Co-criadora e Facilitadora com Adriane Amaral (Arati) dos seminários de Constelação Familiar com contos de fada e mitos. 

O conto ou mito preferido, em determinadas idades, revelam a trama oculta que seguimos sem saber, nos emaranhamentos familiares e transgeracionais. Estes seminários são as experiências de pesquisa das Constelações Mitológicas.

Astrofenomenologia® - Soluções astrológicas por meio da fenomenologia da Constelação Familiar. Desde 2004 tenho aplicado a postura fenomenológica na leitura dos mapas astrais. Descobri como somos conduzidos pelo inconsciente pessoal, familiar e transgeracional pelos movimentos planetários, o que traz soluções às questões trazidas no atendimento de astrologia. 


Palestrante

Constelação Familiar Hellinger e suas diversas aplicações.

Yoga e Saúde - o corpo e a prática do yoga aplicados na saúde.

Mitos e Roteiros Familiares - a trama oculta em nossa vida.


Astróloga e Terapeuta Floral

Desde 1990. A partir de 2004 comecei a interpretar os símbolos astrológicos também por meio do conhecimento fenomenológico das Constelações Familiares*, registrando o meu trabalho com o nome de Astrofenomenologia

Educação 

Coordenei e fui professora de creches Neo-humanistas. 

Ministrei formações e palestras para professores sobre "Yoga e Meditação para criança por meio de histórias e jogos" e  "Yoga e a Paz" em diversas faculdades do Brasil,  entre 1995 até 2012.

Saúde

Ministrei palestras sobre o corpo, yoga e saúde

Biopsicologia - aplicação do estudo de P.R. Sarkar e da Susan Andrews sobre a ligação entre os centros de energia, hormônios e propensões mentais e  como as práticas do yoga atuam nestas relações (1994 até 2010). 

Yogaterapeuta e Professora de Yoga - pela Ananda Marga, Visão Futuro e em meu estúdio em Porto Alegre - 1996 até 2010.

Artes

Atriz e dramaturga (1982 a 2007) - criei e atuei em espetáculos no circuito artístico do Rio de Janeiro, para os seminários do Parque Ecológico Visão Futuro / SP, colégios e universidades de Porto Alegre. E trabalhei no Brasil como atriz e figurinista em teatro e TV.


Escritora - de peças teatrais. Crônicas e minicontos em blogs, coletâneas e Instagram, desde 1985.


Redes Sociais



Cinema e Constelação Familiar - Blog com Adriane Amaral (Arati)



Entrevistas


Virando a Página com Simone Arrojo - clique aqui e aqui

Arjun Entrevista - clique aqui

Demasiado Humano do Roberto Chiodelli - clique aqui


Currículo Lattes
Clique aqui


Contatos
manika@manika.com.br
manika@constelandocomafonte.com.br
monicaclemente@constelandocomafonte.com.br
___________________________

Astrologia e Constelação Familiar, apesar dos nomes terem parentescos, não são o mesmo caminho de conhecimento da vida humana. Não precisam uma da outra para que suas abordagens sejam eficazes e profundas, embora possamos encontrar ressonâncias entre elas. 

8 comentários:

  1. Não sei se meu comentário foi enviado. Repetindo...

    Curioso que sou, fui olhar sobre CONSTELANDO COM A FONTE - MANIKA. Tive a grata surpresa de saber um "tiquinho" sobre o trabalho que vc desenvolve. Legal, muitto legal. Parabéns!

    Paulo Figueiredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo, tudo bem?
      Grata pelo interesse! Fiquei feliz.
      Abraços, Manika

      Excluir
  2. você vem a porto alegre? queria informações.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, obrigada pelo interesse. Sim eu vou para POA em dezembro. Mas não consegui acessar teu email para te enviar as informações. Caso entre aqui novamente, me escreve pelo monicaclemente@constelandocomafonte.com.br ? Abraços

      Excluir
  3. Bom dia! Enviei um email para vc ,Leyla Brito falou sobre vc e quero e preciso participar do próximo encontro em Ipanema em grupo
    Por favor aguardo resposta .Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Boa tarde!
      Eu recebi e já te respondi. Vc recebeu? Veja se caiu no spam.
      Obrigada pelo teu interesse!

      Excluir
  4. Bom dia gostaria de saber qdo vais ter o próximo encontro para constatar em porto alegre , aguardo sua resposta obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Por favor, me escre um e-mail? manika@manika.com.br
      Obrigada pela sua presença!

      Excluir

334) O Pendurado e o Chamado às Raízes

    Um dos arquétipos que eu mais gosto é o Pendurado, a carta 12 do Tarot de Marselha. “Le Pendu” aparece com um homem de cabeça para bai...