22 de jul. de 2022

466) Maria Madalena e o Despertar Espiritual

 

Maria Madalena e o Despertar Espiritual

Mônica Clemente (Manika) 

 

Do ponto de vista mitológico, tanto a Virgem Maria quanto Maria de Magdala representam um ponto de virada da jornada da Alma.

 

Nascer de uma virgem significa o nascimento espiritual, segundo Joseph Campbell.  Significa estar pronto para seguir este caminho sem desprezar a carne, que é o corpo, a natureza, a realidade e a materialidade, representada pela mãe que tece todos os corpos para a vida. Tanto é que Jung já dizia que “o inconsciente do corpo é a mãe”. 

 

Portanto, o desenvolvimento espiritual se dá com um corpo, a natureza e as relações. Mas ainda há outra pista mitológica para o aspirante espiritual.

 

O corpo é “adquirido” pela união da seiva masculina com a feminina. Desta união, do ponto de vista biológico, surge a vida. Ao transformar este encontro em símbolo, pode-se dizer que o princípio masculino e feminino precisa se unir para o despertar espiritual.

 

Aqui no Ocidente, esta imagem é representada pela presença de Maria Madalena como apóstola de Jesus, quando os princípios feminino e masculino estão em equivalência, diferente da relação mãe e filho/a. 

 

Desta forma, Maria de Magdala pode ser compreendida como a representante feminina da divindade, sendo a sua presença com Jesus o verso e o reverso de uma só realidade.  Como o Ying Yang, Shiva Shakti ou a estrela de 6 pontas, que é o resultado do entrelaçamento entre 2 triângulos polares: da Terra para o Céu e do Céu para a Terra. 

 

Segundo o yoga, este triângulo se sustenta no encontro entre o Princípio Masculino com o Feminino, Consciência + Energia, Shiva e Shakti, sem nenhum ser mais poderoso do que o outro.

 

E se dá no coração, onde cada pessoa sente a existência do próprio eu, escolhe seus parceiros, sua vocação, seus mestres e começa o seu caminho espiritual.

 

Abrilhantar Maria Madalena, portanto, é como colocar a peça que faltava junto da sua outra metade, para abrir as portas do amor universal. Não porque esta peça falte, realmente, mas porque ela não é vista como deveria.

 

Dia 22 de julho é o dia da apóstola dos apóstolos. A Maria de Magdala. A lembrança eterna de que um pássaro só alça voo com suas duas asas. 

 

Mônica Clemente (Manika)

@manika_constelandocomafonte 


______

Estas mesmas polaridades estão no Mapa Astral nas casas e signos em qquadratura, entre o Sol e a Lua, Marte e Vênus, signos nos elementos Terra e Ar, Água e  Fogo e nos aspectos das quadraturas.

 

#MariaMadalena #JosephCampbell #Apostola #yoga #ShivaShakti #YingYang #aspiranteespiritual 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

472) Papai, você se importa se eu sempre amar você?

  Ilustração Snezhana Soosh Papai, você me ama? Mônica Clemente (Manika)   Mesmo quando eu acordo chorando pela minha mãe antes do Sol...