13 de jul. de 2022

462) The Umbrella Academy e o Bode Expiatório na Família

 

The Umbrella Academy e o Bode Expiatório na Família

Cinema e Constelação Familiar

Mônica Clemente (Manika)

 

Às vezes, a pessoa mais atacada ou desprezada da família não está sendo, realmente, vista. Porque todos concordaram em excluir o que ela veio incluir. 

 

 

O tema da 1a Temporada da série “The Umbrella Academy”, Netflix, é o Bode Expiatório.

 

Em algumas famílias, um irmão não é compreendido por um dos pais, que faz toda família interpretá-lo erradamente, jogando nele a sombra familiar.

 

Este comportamento tem parentesco com um antigo ritual do Bode expiatório, quando o sacerdote transferia para a cabeça de um bode os pecados do seu povo, com a ideia de se livrar do que não conseguiam mudar.

 

Ritualisticamente, este ato libera a mente da população para novas soluções, mas pode ser usado aleatória e inconscientemente de diversas maneiras.

 

Atualmente, por exemplo, a pessoa mais sensível do clã - mãe, pai ou irmãos - pode receber a projeção do que não se quer encarar. É por isso que há parentes rotulados, erroneamente, de louco, imprestável, banana, esquisito. Alguém que parece não sair de um labirinto de erros. 

 

Geralmente, ele é o causador de brigas e problemas ou receptáculo da culpa dos outros. Ou é apenas o diferente incompreendido: aquele que mostra o que tem sido excluído.

 

Se ele/a não é um manipulador, roubando a energia do grupo, tem a força para integrar o que a família ainda não consegue compreender e amar.

 

Se há alguém na família sistematicamente “apedrejado” (deboche é uma forma de desprezo), é bom parar um passo antes de todo julgamento e observar. Principalmente se o ódio for sem razão ou com razão inventada.

 

Ele/a tem a semente da solução familiar aguardada por gerações. Ou a semente da nossa salvação.

 

Quando ele/a desistir de ser o bode expiatório, todos os membros do clã terão de lidar com seu quinhão de responsabilidade.  Porém, como o problema da humanidade é a preguiça, todos os envolvidos tentarão manter o parente excluído atado aos seus grilhões por meio de julgamentos, sabotagem dos seus esforços e invasões violentas em sua vida. 

 

Sabe quando se fica no pé de um alcoólatra para ele parar de beber, lembrando-o, a cada minuto, do vicio que ele tenta vencer? 

 

Ou quando alguém faz dieta e alguém patrulha: “você vai comer isso? Tá na sua dieta?”

 

Estas cápsulas de aprisionamento aparecem na série antes de uma grande virada. A mesma que podemos fazer: aceitando uma pessoa como ela é. E não como fizeram vê-la erradamente.

 

E incluindo o que foi excluído antes de causar um apocalipse. Na série, isso aparece na 3a temporada. 


Mônica Clemente (Manika)

@manika_constelandocomafonte


_______

 

The Umbrella Academy, 2019,  é uma série baseada nos quadrinhos, de mesmo nome, do compositor Gerard Way 

Foi adaptado para Netflix por Steve Blackman e até agora tem 3 temporadas.

Elenco: Elliot PageAidan GallagherTom Hopper

 

 

#bodeexpiatório  #familienstellen #projeção #sombra   #theumbrellaacademy #cinemaecontelaçãofamiliar #cinema #constelaçãofamiliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

472) Papai, você se importa se eu sempre amar você?

  Ilustração Snezhana Soosh Papai, você me ama? Mônica Clemente (Manika)   Mesmo quando eu acordo chorando pela minha mãe antes do Sol...