17 de abr. de 2022

441) Páscoa e o Renascimento de um Novo Paradigma - 3ª fase arquetípica da Semana Santa

 

3ª fase arquetípica da Semana Santa


 Páscoa e o Renascimento de um Novo Paradigma

Mônica Clemente (Manika) 

 

Na Páscoa renascemos, depois da mudança de paradigmas na Sexta-Feira Santa e da despedida dele (o velho paradigma), no Sábado de Aleluia, quando incorporamos a Luz Divina em nossa vida.

 

Esse é um dos significados dos ovos de Páscoa, a gestação do novo tempo com o aval das forças cósmicas.

 

Hoje é dia, arquetipicamente falando, de renascer. É a terceira fase da Semana Santa, que nos pergunta:

 

Como é melhor renascer, com “as velhas opiniões formadas sobre tudo” ou com novos alívios?

 

Aproveitando este ganho, me pergunto, qual é a mudança mais revolucionária e essencial que se pode semear a partir de hoje?

 

Talvez dizer para si mesmo: “eu tenho uma boa mãe” ou “eu tenho um bom pai”, quando eles não puderam ser.

 

Não porque isso muda o que aconteceu, ou cria uma nuvem de ilusão para distrair as feridas ainda abertas. E muito menos porque desconsideramos tudo o que nos deram, como a vida, por exemplo. Mas porque aquele modelo dentro da gente, ainda pode estar atuando como um presságio para novas feridas. 

 

Experimenta, se quiser, e se for o caso, repetir para si mesmo: “eu tenho uma boa mãe ou pai”. Veja como o seu coração vai reagir.  Como as couraças, aquelas proteções duras com medo das dores que se viveu, vão se diluir até a gratidão.

Afinal, ninguém precisa continuar vivendo um velho paradigma nas relações, cultivando em si mesma o que não se quer mais. 

 

Então, hoje é dia de semear um novo tempo, que pode ser também a semeadura de outras potências, tais como: “eu sou bacana”, “eu tenho boas amigas”, “eu amo o que faço”, “eu sou saudável” …

 

… e tantas outras doçuras que compensariam alguma amargura vivida.

 

Da mesma forma, quando alguém quer se livrar do vício em doces, precisa comer sabores amargos, como o cacau, base dos chocolates dos ovos de Páscoa. E essa é outra pista do dia de hoje: 

 

O pássaro que comia os frutos doces e amargos na árvore da vida, descobriu que ele mesmo era o pássaro esplendoroso no topo da sua árvore por conta do que comeu (viveu).

 

Feliz Páscoa criançada linda!

 

Mônica Clemente (Manika)

 

#SextaFeiraSanta #SábadoDeAleluia #Páscoa #OvosDePáscoa #NovosParadigmas 

 

 

Um comentário:

  1. Gratidão pelo esclarecedor conhecimento.que nos alimentam afundando o caminho da evolução. ⭐💖

    ResponderExcluir

449) Os Ensinamentos de Vaisakha Purnima

Lua Cheia da Bem-Aventurança   Mônica Clemente (Manika)   Você pode conversar diretamente com a Lua como um aprendiz. Ela vai ensinar ...