25 de nov. de 2021

387) Dia da Consciência Negra 2021

 


Dia da Consciência Negra 2021

Quem quer banir o preconceito precisa muito mais do que aceitar a diversidade e respeitar o lugar de fala. Precisa aprender a ouvir.

Precisa “legitimar o outro como legítimo outro na convivência”, como disse Maturana sobre o sentimento que funda o social: o amor.

Porque racismo não é preconceito. É acreditar que existem raças. Depois torná-las invisíveis, difundindo preconceitos até que eles virem os pilares que regem relações de dominação e não de uma nação.

Como disse Zumbi dos Palmares no século XVII e precisamos ouvir:

“É chegada a hora de tirar nossa nação das trevas da injustiça racial.” Zumbi dos Palmares.

E essa causa é de todos que sonham como Mandela:

“Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.” Nelson Mandela

E de todos que querem arrancar as estruturas inconscientes que os tornam racistas, fazendo-os acreditar em mundos inventados que justificam as injustiças.

Como disse Edward Said e Ailton Krenak:

“A invenção do oriente coincide com a invenção dos índios. Os chamados povos indígenas são uma invenção do ocidente, produto do ciclo de colonização. Assim como um certo oriente vive na cabeça das pessoas, existe também certo mundo selvagem, dos povos indígenas.

Encaixar-se nessa perspectiva é, de certa maneira, engajar-se numa perspectiva colonialista do mundo.

Contestar essa visão é que o Said faz de uma maneira muito importante, o que de certo modo inaugurou essa discussão sobre a

produção de mundos de que o ocidente é próspero: inventar mundo para os outros.

Estamos no mesmo pé. Somos uma invenção do ocidente. Se a gente quiser se encaixar é só fazer a reprodução de todo o repertório do ocidente: meritocracia, individualismo, elogio da pessoa, culto à personalidade.

Agora, quando alguém tem um entendimento de si que diverge do ocidente, fica sempre como uma coisa marginal.” Ailton Krenak


Marielle Franco, presente!

#DiadeZumbi #DiadaConsciênciaNegra #ZumbiDosPalmares #ConscienciaNegra #JustiçaSocial #Amor #Alteridade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

393) O Triângulo Amoroso e o Despertar dos Amantes - Live

  O Triângulo Amoroso e o Despertar dos Amantes Live com Elisabeth Battista e Mônica Clemente   A maioria dos romances de cinema começ...