15 de nov. de 2021

384) Como Tomar Decisões - MBTI

 


Como Tomar Decisões

Mônica Clemente

Live - Tipologia Junguiana

 

Às vezes ficamos sem saber qual a melhor decisão a tomar. No entanto, seja lá o que está nos atrapalhando, sempre fazemos escolhas com o sentimento ou o pensamento. 

 

Por exemplo, quando um figurinista vai à loja de tecido, ele começa a vasculhar o universo tecelão usando a sua função cognitiva chamada SENSAÇÃO.

 

Assim, passa os olhos e esfrega os dedos no cetim, linho, veludo em busca da textura, design e cores que mais o impactar.  Só então terá condições de avaliar qual dos materiais pesquisados é o melhor para atingir os seus objetivos cênicos.

 

Se ele usa mais a função cognitiva PENSAMENTO, escolherá um pano que atenda aos critérios de eficácia ou da lógica da cena. 

 

Se ele usa mais a função da consciência SENTIMENTO, usará critérios mais estéticos do que informativos. 

 

A sua função cognitiva SENSAÇÃO (visão, tato, memórias, etc.), portanto, vasculhou o mundo, mas quem escolheu foi a razão do coração ou da mente. 

 

Outro exemplo: uma pessoa está em busca de inspiração para escrever um livro. Se ela for mais afinada com a função cognitiva da INTUIÇÃO, vai meditar, ler, assistir um filme, ou falar com amigos..., até ser atingida por uma revelação.

 

Mas se esta escritora usar mais a Função SENSAÇÃO para pesquisar o mundo, vai se aventurar na vida, ou em suas memórias para ter, ou colher em si mesma, uma ideia para seu livro.

Mais tarde, o seu pensamento decidirá qual das ideias ou experiências é a mais lógica ou eficaz para desenvolver o livro.

 

Mas se ela for mais sentimento, escolherá a ideia que mais ressoa com as suas crenças ou atenda os seus critérios estéticos literários.

 

Sentimento e Pensamento, portanto, são racionais, porque nos ajudam a tomar decisões por meio de avaliações que usam valores ou harmonia, lógica ou eficácia, respectivamente. 

 

E a sensação e a intuição são irracionais, porque atuam como antenas que leem o mundo, sem nosso comando consciente.

 

E assim também escolhemos e buscamos relações de amor. Falaremos sobre estes temas na Live:

 

Live - TIPOLOGIAJUNGUIANA

 

Mônica Clemente (Manika)

 

A Foto de Tiki Ozer condensa todas as funções nos atingindo em cheio.

 

#MBTI #Jung #Amor 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

393) O Triângulo Amoroso e o Despertar dos Amantes - Live

  O Triângulo Amoroso e o Despertar dos Amantes Live com Elisabeth Battista e Mônica Clemente   A maioria dos romances de cinema começ...