15 de nov. de 2021

382) O Trickster e a Tipologia Junguiana



O Trickster e a Tipologia Junguiana

Mônica Clemente (Manika)

Live - Tipologia Junguiana

 

O Trickster é o arquétipo do tropeço que damos em nossos próprios erros, nos despertando para a totalidade (Luz e Sombra).

 

Como? Por meio das nossas funções cognitivas (teste no post anterior).

 

Se a 1a função cognitiva de uma pessoa é a SENSAÇÃO  (ISTJ, ISFJ ou ESFP, ESTP), ela colhe informações da realidade física confiando em seus órgãos sensoriais.

 

Seu polo oposto, mergulhado no Inconsciente, é a Intuição, que percebe o mundo por revelação. É lá que o Trickster diz para eles que nem tudo é palpável, quantificável ou sem magia.

 

Então o tipo sensação entra numa festa em 1930 e se lembra dos detalhes 80 anos depois. Mas se alguém falar em “sinto uma energia” ou perguntar o seu signo, é capaz de ter um chilique diante destas coisas  “fora da realidade”. 

 

O trickster dela está lá, no medo das coisas que não pode captar com seus órgãos sensoriais. Para compensar, seu inconsciente a invade com as visões que nega, por meio de pesadelos ou crises nervosas.

 

As que já aprenderam algo sobre seu polo oposto dizem: "eu não acredito nas bruxas, mas que elas existem, existem!" 

 

Se a INTUIÇÃO é a 1a função de uma pessoa (INFJ, INTJ ou ENFP, ENTP), ela vasculha o mundo com seu faro intuitivo, mas esquece o casaquinho na geada. 

 

Pode acumular dívidas e perder prazos importantes. Porque a sua observação da realidade física ou as suas sensações corporais estão alojadas no inconsciente. Assim sua fraca memória e lembranças dos detalhes lhes dá rasteiras.  E ela diz, distraidamente: “não era para ser mesmo.”

 

Quem tem o SENTIMENTO como 1a Função  toma decisões a partir dos seus valores (INFP, ISFP) ou pela harmonia das relações (ENFJ, ESFJ). 

 

Logo seu pensamento lógico ou estrategista está na sombra. Então ela pode sonhar muito e realizar pouco, ou não conseguir ser objetiva onde deveria.

 

Se a 1a Função de uma pessoa é o PENSAMENTO, ela tende a tomar decisões por meio da lógica (INTP, ISTP) ou pela estratégia (ENTJ, ESTJ).

 

Seu calcanhar de Aquiles é tomar decisões que desconsideram seus próprios sentimentos. Ou ter explosões emocionais repentinas e incontroláveis.

 

Mônica Clemente (Manika)

 

LiveTIPOLOGIA JUNGUIANA

17/11/2021 - 20:00

 

#Jung #MBTI #TipologiaJunguiana #Tipos #Personalidade #TesteDePersonalidade

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

393) O Triângulo Amoroso e o Despertar dos Amantes - Live

  O Triângulo Amoroso e o Despertar dos Amantes Live com Elisabeth Battista e Mônica Clemente   A maioria dos romances de cinema começ...