20 de set. de 2021

352) Eu vi mais longe... Uma Homenagem ao Bert Hellinger

Bert Hellinger - foto do Instagram @bert.hellinger


Querido Hellinger,

 

Você disse: “Quem for até suas raízes voltará inteiro.”

 

Eu sei que este aforismo é uma senha para várias compreensões. E até me lembrou de outra frase do Jung:

 

“Minha vida é a história de um inconsciente que se realizou.”

 

Mas a compreensão que me vem agora é da última ida às raízes, quando ficamos completos…

 

…você se completou há 2 anos, em 19/09/2019…

 

E, para nós, isto quer dizer que você está na dimensão dos ancestrais, embora sua obra esteja viva, crescendo e atuando.  Isto porque a sua filosofia aplicada demonstrou o que muita gente experimentou como cura. Como libertação de uma caverna cheia de sombras, como dizia Platão.

 

E por sua obra ser tecida de humanidades, ela se espalhou facilmente, a ponto de ajudar milhares de pessoas no mundo inteiro. 

 

Como ancestral, você agora é um gigante. E, dizem os sábios, é nos ombros dos gigantes que nós vemos mais longe. Essa ideia é atribuída a Bernardo de Chartres, no século XII, na citação “Anões em ombros de gigantes”.

 

Ele queria dizer que podemos descobrir a verdade a partir de descobertas anteriores. A partir do que outros viveram, pensaram e descobriram.

 

E o seu uso mais conhecido é do Isaac Newton, que escreveu: "Se eu vi mais longe, foi por estar sobre os ombros de gigantes." (1675)

 

Sim, nem todo gigante é compreendido. E isso nunca o assustou. 

 

O próprio Sócrates teve que tomar cicuta, mas, também por isso, ainda podemos subir nos ombros dos seus ensinamentos e ver muito mais.

 

Muito obrigada por tudo! Te amo!

Mônica Clemente (Manika)

 

___________

A frase completa do Jung é esta:

 

“Minha vida é a história de um inconsciente que se realizou.

Tudo o que nele repousa aspira a tornar-se acontecimento, e a personalidade, por seu lado, quer evoluir a partir de suas condições inconscientes e experimentar-se como totalidade.”

 

Foto da página do Bert Hellinger no Instagram

@bert.hellinger

 

#BertHellinger #SophieHellinger #Amor

#Familienstellen #ConstelaçãoFamiliar #HellingerSciencia #HellingerSchuele #FonteDaConstelaçãoFamiliar #Junk #BernadoDeChartres #Ancestrais #OmbrosDosGigantes 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

369) O Beijo e o Amor

  Esta linda frase é de um amigo do meu psicanalista Eugenio Davidovich. Eu a escutei no divã há mais de 12 anos. Por isso eu a atribuo ao E...