18 de ago. de 2021

340) Vine: o Desatador de Promessas que Viraram Correntes

 


Algumas explicações de uma essência dos Florais de Bach nos faz acreditar que ela é só para personalidades dominadoras ou tirânicas. Então não a levamos em consideração em fórmulas que nos permitiriam viver um bom relacionamento de amor.

 

Digamos que uma pessoa teve uma relação bem difícil com sua mamãe ou seu papai.  Vou especificar a dificuldade: um, ou os dois, tentaram dominá-la. Com autoritarismo, desprezo ensaiado ou até proteção em demasia, que servia à fome de carícias dos pais e não da criança. 

 

Esta pessoa acabou acreditando que todo vínculo de amor era assim, sufocante, simbiótico, manipulador e aprisionador, se protegendo da dominação com a mesma força contrária. 

 

Uma Inflexibilidade extrema, física e mental, feita com uma promessa de vida inteira: “nunca mais vou depender de ninguém.” Afinal dominação e dependência para ela passaram a ser a mesma coisa.

 

Daí em diante, escolherá alguém para casar que não honre o vínculo criado, se protegendo de outros “assaltos”.  Ou ela mesma fugirá para esquerda se um pretendente vier pela direita.

 

Atenção ao pulo do gato: nos tornamos adultos saudáveis quando aprendemos a depender positivamente de outros adultos, fazendo trocas equilibradas de cuidados.

 

E qual é a 1ª vivência da dependência positiva? A relação com os nossos pais. Sendo que aqui não há equilíbrio nas trocas. Eles sempre dão mais porque nos deram a vida.

 

Some a isso os cuidados que recebemos temperados com dominação. Além do vínculo ficar em carne viva, faremos de tudo para nunca mais tocar nele. 

Nesta hora, Vine, a flor de uma trepadeira dependente de apoio para crescer, pode nos ajudar. Porque ela mesma foi da escravidão ao êxtase, quando dançou com Dioníso o deus da alegria libertadora (não Dionísio, que é um seguidor do deus).

 

O Marido apaixonado e bondoso de Ariadne, anteriormente abandonada por Teseu, que a usou para ter mais poder. Porque as árvores sábias de onde Vine nasceu, são escravizadas por milênios, sem que seu vinho, com o qual o deus libertou as bacantes da tirania, perdesse seu esplendor.

 

Mônica Clemente (Manika)

 

#Vine

#Êxtase

#Tirania

#Libertação

#Dominação

#EdwardBach

#FloraisDeBach

#DependênciaPositiva 

#PromessasQueAprisionam

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

353) Centenário de Paulo Freire

  Centenário de Paulo Freire   Há cem anos, em 19/09/1921 nascia Paulo Freire em Recife. Agora em 2021 comemoramos o Centenário deste gra...