8 de ago. de 2021

336) Feliz dia dos Pais - Os 4 Guias Interiores

 

Ilustração: Keith Mallett

Ah, papai, foi com você que eu descobri que o Luar, riscando o mar da minha inconsciência, é o anseio da Lua querendo ser ela mesma. 

Por isso, toda mulher tem 4 guias interiores, que surgem primeiro com o pai e homens reais no caminho do autoconhecimento.  Da mesma maneira os homens têm 4 guias interiores, que surgirão primeiro com a mãe e outras mulheres.

 

1.    O 1o guia interior foi acionado por você, porque sou mulher. E pela mamãe, em meu irmão. 

Presente ou não, boa ou não, a relação de pai e filha trouxe o 1o registro dos desafios e bem-aventuranças que toda mulher enfrenta ao acessar seu mundo interior. 

Por exemplo: se você tivesse sido ausente, eu podia ter ficado cética, religiosa ou idealista demais, até que as minhas certezas fossem desafiadas com a vulnerabilidade que a sua falta causou. 

Eu sei que os pais e as mães têm outras funções no mundo exterior, mas hoje vamos falar da importância da relação com o pai para a jornada interior. 

2.    O 2o guia surge como um mestre espiritual. Ele, encarnado ou não, apara as arestas e relembra a nossa missão.  

Se, no entanto, eu  substituísse você por ele, como se eu dissesse: “meu pai não é espiritualizado”, o mestre ia me decepcionar até eu me reconectar com a grandeza da Fonte viva que você e mamãe são. 

3.    O 3o guia é como um professor que fala direto ao coração das multidões. Só assimilei seus ensinamentos quando descobri que a vida dói, mas não precisava mais sofrer por exigir o que nem sabia agradecer. 

4.    O 4o guia surge como um curandeiro da alma. Ele, como os outros, já integrou o que agora ensina. Mas é tão próximo que a sua mão segura a minha, incondicionalmente, como você, papai, faz até hoje. 

Só o encontra quem diz sem nem saber da força do que sentia: “eu tenho um pai (ou mãe) e ninguém e nada mais vai se meter entre eu e ele (ela)”.        

É com ele que se aprende a caminhar o melhor caminho até o pai (ou a mãe), sem nos sentirmos culpadas de abandonar o que não nos faz bem.  

Ah, papai, muito obrigada por tanto!  Feliz Dia para você e a todos os Pais, nesta Lua Nova em Leão.  

Mônica Clemente (Manika) 

Ilustração: Keith Mallett

 

#DiaDosPais #Animus #Anima #Self #4GuiasInteriores #Pai #Mãe

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

353) Centenário de Paulo Freire

  Centenário de Paulo Freire   Há cem anos, em 19/09/1921 nascia Paulo Freire em Recife. Agora em 2021 comemoramos o Centenário deste gra...