5 de ago. de 2021

334) O Pendurado e o Chamado às Raízes

 


 

Um dos arquétipos que eu mais gosto é o Pendurado, a carta 12 do Tarot de Marselha. “Le Pendu” aparece com um homem de cabeça para baixo, amarrado pelo pé, segurando algo em suas costas, de onde caem moedas. 


A corda que o amarra está suspensa em árvores podadas, que sangram. E mesmo assim, seu rosto é de beatitude.

 

Sabe quando a gente foi indulgente demais, ou luxurioso demais, ganancioso demais, irresponsável demais, se fez de vítima demais ou excessivo demais em alguma situação da vida? Como quem prefere segurar moedas que não servem para nada, do que soltar suas mãos para se libertar do que o aprisiona?

 

Sabe quando a gente machucou tanto a própria natureza, os nossos códigos de ética, como as árvores sangrando, a ponto do que nos Guia ter que mudar nossa visão de mundo nos virando de ponta cabeça?

 

Esta é a mensagem do Pendurado: você nasceu com uma missão única, que NUNCA vai afastá-la da sua felicidade ou de um verdadeiro amor, saúde, conforto…

 

Mas você resolveu esquecer do seu dharma, seja lá quais foram os motivos, para se entregar para os excessos e fugir da dor imposta pelos obstáculos. Quem disse que aceitar ou vencer os obstáculos não faziam parte da sua missão? 

 

Agora a bem-aventurança de uma nova percepção o convida a mudar a sua conduta. A começar com os apegos e valores que não se correspondem com a sua essência: largue as moedas!

 

Depois contemple a Terra, (humus - humildade), para lembrar de onde você vem. E, então, solte-se da situação que você mesmo criou e o amarrou. Siga em frente sem exigir nada, além da paz que ganhou.

 

Como disse o Hellinger:

 

“Algumas vezes, quando algo se expandiu excessivamente, afastando-se  demasiado de sua raiz, de modo que não pode ser mais nutrido, sustentado e mantido por ela, ouvimos o chamado “de volta às raízes”.

 

Comumente isto significa um chamado de volta à simplicidade, àquilo que oferece limites, à força original, à ideia original e também o chamado de volta aos antepassados e ao vínculo com a sua bênção e sua sabedoria."  Bert Hellinger

 

Mônica Clemente (Manika)

 

#Familienstellen #ConstelaçãoFamiliar #OrdensDoAmor #Arquétipos #Pendurado #LePendu #Tarot #Jung

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

353) Centenário de Paulo Freire

  Centenário de Paulo Freire   Há cem anos, em 19/09/1921 nascia Paulo Freire em Recife. Agora em 2021 comemoramos o Centenário deste gra...