2 de ago. de 2021

331) Anatomia Sutil do Yoga

 


Anatomia Sutil do Yoga 

Para o yoga, o corpo é uma nave de acesso à estados de consciência em camadas e pontos de energia da mente.  

Em uma destas camadas há córregos de energia vital (prana), chamados nadi. Os Nadis circulam o prana no corpo, sendo que alguns dizem que há mais de 100.000 e outros 72.000 nadis. Conhecemos os 3 principais:

 

1.    O Nadi Pingala ou direito, solar e ativo, que passa pelos centros de energia do corpo (chakras).  

2.    O Nadi Ida é esquerdo, passivo, Lunar e também passa pelos chakras cruzando com o Pingala. Eles são como 2 serpentes em zigue-zague. 

3.    O Nadi Sushumna é central, dentro da coluna vertebral, por onde a energia que leva o despertar espiritual sobe até à realização total. 

Conhecemos os 3 nadis pela metade, no símbolo da medicina. Uma espada (Sushumna) e uma Serpente ondulada (Pingala). A Ida foi descartada. Na Psicanálise o símbolo está com a Ida, a outra Serpente. E uma asa (liberação) no topo. 

O pranayama ou respiração yogue estimula o fluxo de prana dos nadis. Mas, fazer o pranayama estando com pensamentos difíceis ou bloqueios no corpo os sobrecarrega. 

Por isso que fazemos as posturas confortáveis do yoga (ásanas) e a meditação: para mudarmos nosso estado mental antes de tocarmos nos estados consciência com a respiração yogue. 

Portanto, os ásanas, meditação e #pranayamas servem para despertar a Kundalini, a energia adormecida na base da coluna, que sobe pelos Nadis e passa pelos 7 chakras, até o todo da cabeça, gerando vários #samadhi (êxtases ou estados de consciência), a cada chakra. 

Nos Chakras ainda existem as propensões mentais (vrtts), que têm relação com as glândulas e seus hormônios. Se uma propensão mental está em desequilíbrio, gerando alguns comportamentos, os #ásanas a reequilibram e a Kundalini pode fluir melhor. 

Há muito mais na Anatomia sutil do Yoga que faz a gente perceber que  "Procurar a consciência no cérebro é como abrir o rádio em busca do comentarista" Nassim Haramein 

E podemos aprender mais sobre isso no curso de Biopsicologia no @institutovisaofuturo com a Dra. Susan Andrews. 

Mônica Clemente (Manika) 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

353) Centenário de Paulo Freire

  Centenário de Paulo Freire   Há cem anos, em 19/09/1921 nascia Paulo Freire em Recife. Agora em 2021 comemoramos o Centenário deste gra...