30 de jul. de 2021

329) A Visita da Velha Senhora

 




A visita da velha senhora 

Quem já conversou com a sua depressão sabe que ela estava lá, aguardando há muito tempo para falar.

Sabe que ela fugiu dos porões de Hades (inconsciente), onde estavam soterradas as muitas versões da pessoa que foi visitar, carregando uma carta de pedidos que já não podiam mais esperar. A Tristeza pedia para poder chorar a falta do pai, que a mãe não deixou amar. A falta da mãe que o pai renegou.

Ela dizia: eu tenho duas asas. De um lado é o meu pai e do outro é a minha mãe. Como é que eu posso voar para o meu destino se preciso atrofiar a que você expulsou do seu coração?

E a garganta ainda completava: como é que eu posso me expressar sem reconhecer o amor que me fez nascer de vocês? Eu amo você, mamãe! Eu amo você, papai!

Como é que eu posso espalhar meu dom sobre a Terra se eu contei a verdade e ninguém acreditou? No momento em que a verdade e o amor se mostraram, a velha senhora foi possuída pela Raiva.

A furiosa carregava o medo de machucar alguém, como se fossem mãe e filho famintos, fugindo da seca num quadro puído.

Quem já perguntou para uma pessoa enraivecida se ela estava assustada, apavorada de ter escutado desde pequena que não valia nada, que tinha que odiar quem amava?

Quem?

Quem de vocês perguntou para a sua raiva se ela tem medo? Para o seu medo, se ele tem raiva? E por mais que a conversa continuasse por meses, os presos já não queriam mais sair dos porões de Hades.

Ao menos lá, eles já se conheciam, se faziam companhia, ao contrário de ter que lidar com alguém que não os queria ver.

Só depois de todos os eus soterrados terem um lugar para fora da repressão é que a velha senhora pode ir embora, certa de que cumpriu a sua missão.

Mônica Clemente (Manika)



_____


Na novela do Stephen King “The Shawshank Redemption” que virou o premiado filme “Um Sonho de Liberdade”, acompanhamos a redenção destes eus soterrados.



#Jung
#Amor
#Medo
#Raiva
#tristeza
#Hellinger
#Depressão
#StephenKing
#Familienstellen
#UmSonhoDeLiberdade
#TheShawshankRedemption

Nenhum comentário:

Postar um comentário

353) Centenário de Paulo Freire

  Centenário de Paulo Freire   Há cem anos, em 19/09/1921 nascia Paulo Freire em Recife. Agora em 2021 comemoramos o Centenário deste gra...