30 de jul. de 2021

328) Quíron e a Constelação Familiar com Cavalos

 

Eu, Manika, em 2019, no rancho Eqqus, do Paulo Neumman,
 pioneiro na Constelação Familiar com Cavalos

Quirón era um centauro imortal. Meio humano, cheio de dons e inteligente. E meio cavalo, selvagem e reverente à natureza.  Ele treinou muitos heróis, como Jasão, Aquiles, Esculápio o médico, e Apolo, aprendiz das artes, medicina, ciência divinatória e outras maestrias.

 

Apolo era irmão gêmeo de Ártemis, a mulher guerreira, amante das competições de arco e flecha em corridas de cavalos. E foi com uma flecha envenenada de Hércules que Quirón foi ferido mortalmente, fazendo-o sofrer para sempre. 

 

Hércules não tinha a intenção de ferir o sábio, mas como todas as vicissitudes da vida, tornou o centauro o símbolo da ferida incurável que carregamos dentro da gente, por onde a Alma vem nos dizer:

 

A vida não é justa. É um presente.

 

Por isso, ele deu a sua imortalidade para Prometeu se libertar da águia que comia seu fígado noite e dia.   E, assim, a sabedoria dos deuses roubada por Prometeu ficou com os humanos, enquanto o mestre centauro  foi enterrado bem na nossa frente, para que seus ensinamentos vibrassem na natureza. 

 

Metade sábio e metade experiência, sua imagem ainda é vista no Céu na Constelação de Sagitário.  Ou no indígena à cavalo dando as boas vindas ao dia: “Grande Espírito, você é meu guia!”. 

 

É visto no jóquei, com seu puro sangue, com a criança em seu cavalo terapeuta na equoterapia e na montaria do policial em plena batalha, como Aquiles fazia.

 

Quirón agora é visto nos movimentos da Alma nas Constelações Familiares com cavalos, criada pioneiramente pelo Paulo Neumann, em Curitiba (a foto acima sou eu no Rancho dele, em 2019).

E não é isso que o mito de Quiron, o curador ferido, mostrou há milênios e que os povos indígenas já sabiam?

 

Como disse Ailton Krenak: Juntos com as outras presenças existentes na Terra,  e não tentando dominá-las, nós servimos à vida. Ou seremos obsoletos para ela.

 

Para mim, Quíron é um dos símbolos  da mudança de cosmovisão que estamos vivendo. 

 

Mônica Clemente (Manika)

 

__________

Contato do Paulo Neumann e da Blenda Laís @equuscuritibapn 

(41) 99196-1153

 

#Quiron #GreatSpiritGuideMeToday

#constelaçãocomcavalos

#familienstellen #BertHellinger #Ecquoterapia #Equus #Mitologia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

353) Centenário de Paulo Freire

  Centenário de Paulo Freire   Há cem anos, em 19/09/1921 nascia Paulo Freire em Recife. Agora em 2021 comemoramos o Centenário deste gra...