26 de jul. de 2021

326) Como criar o seu próprio Livro Vermelho, segundo Jung

 


Há 146, em 26/07/1875, nascia um dos maiores desbravadores ocidentais do inconsciente: Carl Gustav Jung.

Coincidentemente, ou não, com o mesmo sobrenome que é um dos radicais formadores da palavra Yoga no Oriente: Jung (Yung - união).

O que o Jung e o Yoga têm em comum? A formulação de processos e práticas para a liberação das amarras psíquicas que nos tiram o sentido da vida.

Jung dizia, então:


"Tenho visto as pessoas tornarem-se frequentemente neuróticas quando se contentam com respostas erradas ou inadequadas para as questões da vida.

Elas buscam posição, casamento, reputação, sucesso externo ou dinheiro, e continuam infelizes e neuróticas mesmo depois de terem alcançado aquilo que tinham buscado.

Essas pessoas encontram-se em geral confinadas a horizontes espirituais muito limitados. Suas vidas não têm conteúdo ou significado suficientes.

Mas se elas tiverem condições para ampliar e desenvolver personalidades mais abrangentes sua neurose costuma desaparecer."

 

E ele mesmo ensinava uma das maneiras que criou para ampliar seus horizontes espirituais, e que acabou virando seus “Livros Negros” e depois o “Livro Vermelho”, a base de toda sua obra de vida:


“Recomendo que escreva seus pensamentos, emoções e sensações em um livro muito bem encadernado. Pratique a visualização, medite, relaxe e, então, seu poder será liberado…

Quando essas coisas estiverem em seu querido livro, você pode recorrer a ele para olhar suas páginas, e será para você a sua igreja – sua catedral -, o lugar silencioso do seu espírito onde encontrará renovação.

Se alguém disser que isso é mórbido ou neurótico e você lhe der ouvidos, você perderá sua alma, e esse livro será sua alma”. 

Carl Gustav Jung.


Mônica Clemente (Manika)

#Jung
#Psique
#DiárioDoJung
#Desespero
#psiconáutica
#LivroVermelho
#LivrosNegros
#NossaAlma
#PsicologiaProfunda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

353) Centenário de Paulo Freire

  Centenário de Paulo Freire   Há cem anos, em 19/09/1921 nascia Paulo Freire em Recife. Agora em 2021 comemoramos o Centenário deste gra...