8 de jul. de 2021

320) Você é Insubstituível

 

Quadro de “I am a child” de Carl Von Bergen


Se um dia um líder, um chefe, um professor, um mestre, um curador, parceiro ou amigo disser que você é substituível, lembre-se que esta pessoa ainda não sabe como se tornar o receptáculo da própria alma. 

Assim, ela tentará fazer você preencher o vazio dela com esta tolice.  Assim, alguns povos escravizam outros povos, ou até os dizimam, como se suas riquezas pudessem preencher o vazio deles. 

Escutei esta frase 2 vezes, de 2 lideranças carismáticas,  falando com o grupo que apoiava os projetos que elas lideravam: 

- Lembrem-se! Vocês são substituíveis! 

Elas queriam nos dizer que a missão era maior do que o ego e interesses egotistas que, por ventura, teríamos. Até aí, tudo bem! Juntos somos mais fortes. Então o foco na missão ajuda a coesão do grupo. 

Daí dizer que poderiam nos substituir, como um parafuso numa máquina, me mostraram o quanto estavam solitárias. Porque tem a solidão de ser a única pessoa no mundo tendo que desenvolver o dom de ser você mesma. 

E tem a solidão de se sentir vazio. De não estar encontrando um sentido para si mesmo, porque esqueceu o que significa ser único. Ser um indivíduo. 

O indivíduo é uma nota que sustenta uma sinfonia universal - receptáculo da alma. Se mudar a nota, o que é impossível, seria outro universo. Ao contrário do parafuso trocado, que não altera a vocação da máquina. 

Isso é tão verdade, que uma pessoa excluída aparece como destino em um descendente de uma família, gerando emaranhamentos. E só o reconhecimento do laço de amor com esta pessoa não vista é que faz o amor voltar a fluir naquele grupo familiar. 

Mas, sim, pode ser que a gente não seja a nota de uma dada missão, mas substituível, nunca seremos. 

Podem ter dito que a gente não era esperado, que fomos um acidente de percurso. Ou até que não nos queriam, mas é mentira. Porque cada existência é um dom em si mesmo.  Então, não! Ninguém é insignificante ou substituível. 

E a desculpa de nos fazer acreditar nisso, para diminuir uma possível arrogância, ou nos tornar capachos e até escravos ou estatísticas, é como dizer para um pai, ou uma mãe e até para uma Estrela, que a sua poeira não é relevante para a vida. 

Imagina o que diremos para o seu brilho? A noite sem você é mais bonita... que mentira. 

Mônica Clemente (Manika)

@manika_constelandocomafonte

 

#Vocêéinsubstituível #Colonização #Escravidão #Valor #Autoestima #Missão #Dom

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

334) O Pendurado e o Chamado às Raízes

    Um dos arquétipos que eu mais gosto é o Pendurado, a carta 12 do Tarot de Marselha. “Le Pendu” aparece com um homem de cabeça para bai...