2 de jul. de 2021

318) Os Povos Indígenas e a Constelação Familiar



A Constelação Familiar não se mete em questões tão grandes como as mudanças de eras ou movimentos sociais, mas pode dar um vislumbre deles e seus sinais. Por isso, um dia uma pessoa perguntou ao Hellinger, criador da Constelação:

- Como o senhor vê as transformações radicais que estão acontecendo no Brasil? 

E o Hellinger disse, mais ou menos assim, depois de uma contemplação:

- Nós estamos voltando.

Ele estava falando das ideias, pessoas e povos excluídos que precisavam ser vistos por todo o Brasil, afinal as crises abrem espaço para quem não teve ou não tem um lugar numa nação. Não fazendo distinção entre o bem e o mal do que será visto e incluído. Portanto esta frase vem de um lugar onde todos pertencem.

Alguns anos depois, em 2018, lá em Bad Reichenhall,  a Sophie Hellinger fez uma Constelação da situação dos indígenas no Brasil, porque uma pessoa trouxe este assunto à baila.

Muitos seres se apresentaram nesta constelação. Árvores, animais, homem branco e povos indígenas. Eles pediam nossa ajuda! E nós ainda estávamos cegos das conexões ocultas que nos ligam.

Se você é facilitador/a, ou gosta ou já se beneficiou com a Constelação Familiar, já sentiu em suas vísceras que os laços de amor nos conectam a tudo e todos. E que quando são reconhecidos, todas as dores que vivemos devido às exclusões e injustiças passadas se desfazem.

Portanto, o que está acontecendo agora, em 2021, com a PL490 é Constelação Familiar ao Vivo. Nós iremos para a solução ou continuaremos emaranhados e provocando mais sofrimentos?

Devido à este momento histórico pressionando uma solução  favorável à vida, o STF adiou a votação da PL490 do Marco Temporal para Agosto.

Alguns leem o adiamento como um tempo dado numa partida, com a esperança da gente esquecer e parar de apoiar os nossos irmãos.

Portanto, é mais do que necessário que a gente continue a  pressionar a solução da vida, para que o Brasil siga o seu TAO, seu caminho, sua natureza que é multicultural, com muitos povos e uma riqueza cultural e natural únicas.

Não à esta PL490 que não leva em consideração ninguém, além de ser o aval para futuros crimes contra nosso povo. Aqui tem um vídeo que explica mais um pouco.

Espalhem e assinem esta carta

Quem pode nos ensinar mais sobre os povos indígenas e a nossa luta para um Brasil mais inclusivo?

Joenia Wapichana

Ainton Krenak

Daniel Munduruku

Davi Kopenawa

E outras Lideranças. 

#NãoAarcoTemporal #nãopl490 #OsIndigenasFicam #ConfiamosNoSTF #familienstellen #Hellinger

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

334) O Pendurado e o Chamado às Raízes

    Um dos arquétipos que eu mais gosto é o Pendurado, a carta 12 do Tarot de Marselha. “Le Pendu” aparece com um homem de cabeça para bai...