27 de jun. de 2021

302) Qual a Relaçao entre Sucesso e Frustração?

 


Você sabe qual a relação do sucesso com a frustração? É que quem consegue administrar a frustração, sem ser tragado por ela, chega ao sucesso.

Daniel Goleman em seu best seller, “inteligência Emocional”, conta a experiência do marshmallow. Os pesquisadores davam 2 doces para cada criança em sala de aula e diziam que se não comessem os doces até os pesquisadores voltarem, ganhariam um presente. Não diziam nem o presente nem quando voltariam.

Isso é a frustração: não ter controle sobre o tempo e resultado dos esforços. Cada criança, então, inventou uma maneira de lidar com o desafio. Algumas brincavam com os doces; outras lambiam e sentiam seu cheiro; houve quem os comesse; os que se distraiam com outras atividades e os que produziam algo, ignorando as delícias.

Os pesquisadores acompanharam as crianças até a vida adulta e viram que aquelas que comeram logo os marshmallows, sem esperar nada, não conquistaram o sucesso almejado.

Elas precisavam de gratificação imediata para distraí-las da indefinição. É como querer sucesso (gratificação) sem levar em conta o esforço, dedicação e falta de controle do tempo para isso. É como querer correr na frente, para chegar primeiro, e entregar algo que não tem capacidade para fazer, ainda.

Já as crianças que não comeram os doces, descobrindo uma forma de lidar com a frustração, adiando o prazer, conquistaram não só o sucesso como satisfação com suas conquistas. E o efeito dos seus trabalhos, nas pessoas que serviram, era duradouro.

A indefinição do fim de uma situação difícil, e como lidar com ela, é um exemplo de frustração que nos treina para algum sucesso. Já a falta de suporte para tempos difíceis não é treino para a frustração, é o rosto do abismo mesmo. Qualquer medida, neste caso, deve ser urgente.

Mônica Clemente (Manika)

#DanielGolemam #InteligenciaEmocional #Frustração #Sucesso #TolerânciaAFrustração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

393) O Triângulo Amoroso e o Despertar dos Amantes - Live

  O Triângulo Amoroso e o Despertar dos Amantes Live com Elisabeth Battista e Mônica Clemente   A maioria dos romances de cinema começ...