11 de jun. de 2021

300) TAO - Como saber se estamos no nosso caminho?

 


Como nos ensina o sacerdote Taoísta Hamilton Fonseca Filho, existem tesouros que nos ajudam a saber se estamos em nosso caminho (TAO).

Os 3 tesouros são:

1)  A VIDA: o nosso tempo de vida.

2)  O CAMINHO: que construímos.

3)  A LIBERDADE, fazendo a pergunta: nosso caminho nos leva à liberdade?

Para uma pessoa saber como agir e escolher em sintonia com o seu TAO (dentro de uma situação, com uma pessoa ou com um desafio), ela pode se apoiar em algumas perguntas baseadas nesses tesouros:

1)  Aquilo que faço ou farei subtrai quanto tempo da minha vida? Vale a pena este investimento de tempo?

2)  Será que a responsabilidade que estou assumindo está dentro do meu caminho ou ela me desviará dele? Se eu aceitar este compromisso, o quanto ele modificará, diversificará e agregará ao meu caminho?

3)  O quanto este contrato com esta pessoa, situação ou desafio vai subtrair da minha liberdade? O quanto de liberdade eu vou ter ao longo desta jornada?

Assim, eu posso perceber se eu perco ou ganho energia quando assumo um compromisso. Se uma escolha subtrairá um tempo valioso da minha vida roubando minha alegria de viver. E se tem a ver com o meu caminho.

Às vezes, nem precisamos mudar totalmente a escolha para reencontrarmos a nossa energia, foco e alegria perdidos, mas ajustar a rota para ela que ressoe mais com o nosso TAO. 

Se você quiser aprender mais com quem realmente conhece o TAO, Indico as aulas e cursos do sacerdote Hamilton Fonseca Filho na Sociedade Taoísta do Brasil:

www.sociedadetaoistadobrasil.com

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

353) Centenário de Paulo Freire

  Centenário de Paulo Freire   Há cem anos, em 19/09/1921 nascia Paulo Freire em Recife. Agora em 2021 comemoramos o Centenário deste gra...