26 de abr. de 2021

287) Lua Cheia de Touro - preparação para o Vesak em Maio de 2021

 



Hoje é Lua Cheia em Touro, que alguns chamam de Vesak, a Lua de Buda, que será em maio de 2021 (veja comentário ao final deste texto). 

É a Lua refletida na gota de chuva que quer voltar a lembrar quem é.

Algumas tradições festejam a Lua de Buda (que será no dia 26 de maio de 2021) [i] como uma preparação para receber as bênçãos que os mestres derramam sobre nós. E desta vez, poderemos vê-las no Céu! 

É que esta Super Lua foi precedida por uma chuva de Meteoritos Líridas entre 15 e 22 de abril.  Um banho de estrelas que, ao tirar da paisagem os horizontes esperados, nos faz ficar atentos para aqueles presentes. 

Há anos, em uma das Luas Cheias (que era Vesak mesmo), eu estava deitada numa cama de hotel, quando “me” escutei dizendo: 

“Estou vivendo o mito de Eros e Psiquê”, aquela jornada em que todo o ser humano é convidado a viver o amor como um caminho para a alma. 

Um caminho de compromisso radical com a própria existência, sem sermos enganados no caminho. 

No mito vivemos tudo isso por meio da Psiquê, das irmãs dela, do próprio Eros e da sogra de Psiquê, a Afrodite, que ama coletivamente, e ama também a beleza, porque ela é antes de tudo um estado de ser. 

Por meio de Eros, Afrodite e Psiquê nós nos transformamos com a transformação dos enfrentamentos deles. 

Afrodite é uma deusa agrícola, ligada às reverências que prestamos às diferentes formas de vida na Terra, antes de ser transformada no que os gregos a transformaram. 

Mas aí eu retruquei: "para de pensar e vai viver, Mônica". E eu fui.

Entrei em uma farmácia natural e uma criança de uns 7 meses olhou para mim e riu muito. 

Abriu os braços e queria sair do colo da avó para vir para o meu. A avó deixou. 

Eu estava em êxtase com aquele bebê lindo brincando comigo. 

Ela adorou o meu batom, os meus brincos e passar a mão nas minhas bochechas como se quisesse me alcançar em outro lugar. 

Perguntei o nome dela e a avó, uma indígena de um povo mexicano, me disse: “é Alma. Sabe, Anima, Psiquê?” 

Hoje é a Lua Cheia de Buda... presta a atenção no que Ela, seus sonhos, pensamentos e sentimentos estão dizendo para você. 

#Wesak #Vesak #SuperLua #LuaCheiadeTouro #LuaDeBuda #ErosePsiquê #CompromissoRadicalComaExistência #Alma #Anima #Psique #Bênçãos

 



[i] Hoje, dia 27 de abril de 2021, às 00:31 aconteceu a Super Lua em Touro que, popularmente, associamos com o Vesak Moon, ou a Lua de Buda. 

Na verdade, o Vesak (Vaisakh) de 2021 será dia 26 de maio quando Terra, Lua, Sol e Plêiades estarão dialogando entre si. 

Mas, resolvi escrever e comemorar hoje também, porque coletivamente estamos ativando esta Lua Cheia em Touro em muitas partes do mundo, o que atua também.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

332) O Misterioso Dom da Intimidade

  O Misterioso Dom da Intimidade   A tempestade ofereceu um desafio para BatGirl:  fazer seus cabelos ficarem revoltos contra tudo o que...