4 de abr. de 2021

278) Abril e seus Portais Magníficos

 


Toda vez que chegamos em abril, 1º de abril, Dia da Mentira e dos humoristas somos convidados a uma nova postura interior.

Já que é o mês cujo nome deriva de aprilis, abertura (das flores) na primavera. Ao menos no hemisfério norte. E do outono aqui no Hemisfério Sul, a abertura do mundo subterrâneo da Grande Mãe.

Abril também é o nome dado à espuma. Foi por meio dela que Afrodite chegou ao nosso mundo, depois de Saturno castrar seu pai Urano e seu sémen fecundar o mar.

O mar, todos sabem, é o lar das sereias, seres mitológicos associados a anima masculina (há outros tipos de anima, contraparte feminina no psiquismo masculino, segundo Jung).

Nas Constelações Familiares dos Mitos ou dos Contos de fada - (Histórias que Atuam) - se alguém tem uma ligação muito forte com histórias de sereia, pode surgir um pai, na Constelação, que possivelmente projeta em sua filha os problemas com sua mãe (mãe dele), não permitindo que ela saia de seus domínios oceânicos de amor e cuidados, bancando tudo para ela até idade avançada ou exigindo sutilmente que o trate com amor maternal incondicional.

Recusar a ajuda do pai não é a solução, muito menos ter aquela conversa franca de jogar tudo na cara dele. Mas querer parar de salvar ele ou cuidar dele como uma mãe, sim, tem solução.

Abril também deriva de Aprus, nome etrusco dado à Vênus grega, que por sincretismo passou a se confundir com a Afrodite romana.

“April comes she will”, composição de Simon & Garfunkel, conta a história das estações de uma relação de amor se confundindo com as estações do ano.

Ou será que fala das estações que nos chegam nos encontros de amor?

E por que isto interessa? Porque a porta se abriu para dar mais um passo, e ficará à nossa disposição por um mês.

No caso da aliança invisível com o pai, a solução chegará como num jogo de xadrez: saímos da posição perigosa de salvadora ou julgadora e viramos a “apenas filha” no tabuleiro interno do nosso amor por ele.

Ao menos é a dica do nome que falaremos por 30 dias, abril.


@constelacoes_mitologicas 

@historiasqueatuam 

@conexoessutis

#ConstelaçõesMitológicas #Familienstellen #ConstelaçãoFamiliar
#HistóriasQueAtuam #ContosDeFada #Mitologia #AprilComeSheWill

Nenhum comentário:

Postar um comentário

332) O Misterioso Dom da Intimidade

  O Misterioso Dom da Intimidade   A tempestade ofereceu um desafio para BatGirl:  fazer seus cabelos ficarem revoltos contra tudo o que...