24 de mar. de 2021

273) A Arte de pedir Ajuda

 


John Lennon estava passando por uma crise quando compôs Help. Na época, Os Beatles eram o grupo de rock mais famoso do mundo, com uma quantidade exaustiva de shows e assédio incansável da imprensa e dos fãs.

Eles já não conseguiam mais compor seus sucessos com liberdade e autonomia criativa, levando o grupo ao esgotamento. A letra de Help começa dizendo que ele precisa de alguém, que já não é mais capaz de ser autossuficiente como pensava que era.

Este é um ponto de virada para muita gente: descobrir que precisa do outro. E, principalmente, descobrir que precisa verbalizar a sua necessidade de ajuda.

É neste momento que todos os nossos “eus” amotinados gritam por meio de diversos sintomas físicos e psíquicos, porque não aguentam mais viver na prisão do nosso silêncio.

E aí começa outra jornada, a procura da ajuda certa. E como isso pode levar anos, mesmo tendo escutado Help mil vezes, vou dar uma dica bem simples, mas eficaz:

Terapeuta é “igual a marido”, a gente “namora” alguns até conhecer o certo.

E nunca é a linha terapêutica que importa, mas ele/a, o terapeuta.

Ou você acha que um casamento bem sucedido é por conta do nome do marido, ou da esposa, e não pelo amor que os uniu?

#Ajuda #Psicanalise #terapias #Beatles #ArteDaAjuda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

283) A Raiva e Suas Revelações

  Existe uma força bloqueada por trás de algumas dificuldades.   Na Constelação Familiar nós a encontramos em diferentes formas, em difere...