7 de fev. de 2021

248) Mudras - Yoga com as Mãos

 



Os Mudras são “posturas de yoga” com as nossas mãos.

Cada gesto gera saúde física, emocional e espiritual, segundo a anatomia e fisiologia yogue. E podem ser vistos nas várias imagens de mestres milenares, com seus mudras de bençãos.

Os dedos e as palmas das mãos estão conectados com elementos, que estão conectados com um centro de energia que se liga a uma glândula e centenas de nadis (canais sutis de energia).

Se a mão esquerda apoia a outra, no Bhairava Mudra, por exemplo, como um pires sustenta a xícara de chá, o efeito é a união dos 2 principais nadis com seus princípios feminino e masculino em perfeita união.

É o conjunction (casamento interior) que o Jung falava. É o Yin e o Yang do Tao, em perfeita harmonia. É a força mental representada pelas margaridas:

“Mesmo no meio de tantas demandas (pétalas) eu me mantenho centrada.”

O Dedão é o “botão do fogo da nave mãe”, ligado ao 3a chakra. Mudras com ele regulam a digestão, fortalecem músculos, força de vontade, iniciativa, carisma, integridade.

O Indicador pilota o Ar, o vento e nos reconecta ao coração. Quando você aponta para você mesmo, onde seu dedo indicador toca? Ele regula os pulmões, circulação, alegria, amor, gerenciamento do stress etc.

O Médio controla o Éter, ou espaço, aquele vazio no corpo que deixa o esqueleto se movimentar, com suas vértebras e águas flutuantes. Ele está na garganta e na capacidade de empurrar bem pra longe o que não serve mais. Os artistas aprendem a controlar este elemento.

O Anelar recebe a aliança do casamento, com seu elemento Terra anunciando a segurança dos bons laços afetivos. Tem relação com o 1o chakra, o enraizamento e o sistema esquelético. Não à toa os mitos de bons e maus casamentos tem esqueletos no meio.

O Mindinho navegador das águas se conecta com a Lua no 2o Chakra. Com o médico interior, desapego, adaptabilidade...

A palma da mão é o painel mental, como a sola dos pés são os painéis dos órgãos. Clareza, imaginação, concentração e espelhos das nossas vidas.

Da próxima vez que cumprimentar alguém, lembra que estão acionando um universo inteiro em cada mão.

#Mudras #GestosComMãos #Yoga #Chakras #Elementos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

301) TAO - Como saber se estamos no nosso caminho?

  Como nos ensina o sacerdote Taoísta Hamilton Fonseca Filho , existem tesouros que nos ajudam a saber se estamos em nosso caminho, o nosso ...