8 de jan. de 2021

240) Como Atuam as 7 Camadas da Mente


 

Camadas da Mente segundo o Yoga

Comentário sobre um trecho da minha tese de doutorado Yoga e Vigor

A nossa existência é pluridimensional, segundo o yoga, como as pétalas de uma flor! Vamos conhecer estas camadas pela perspectiva desta filosofia milenar: 

1.    1ª Camada é o Corpo feito de comida ou Annamaya kosa em sânscrito - é a camada mais externa da corporeidade humana, composta de 5 fatores fundamentais: terra, água, fogo, ar, éter. 

    Cada fator desses é conectado com um centro de energia, que se conecta com as outras dimensões da mente e suas propensões por meio dos hormônios.  

O que comemos, como eliminamos, os exercícios que escolhemos, o nosso sono nos conectada com as outras camadas e a natureza. Ou não. 

 

2.    2ª Camada Corpo dos desejos físicos ou Kamamaya Kosa – esta camada da mente tem 3  funções: a) sentir os estímulos externos pelos órgãos sensoriais (indriyas); b) ter desejos a partir destas destes estímulos; c) agir no intuito de materializar estes desejos usando as indriyas motoras, nossos órgãos motores.  

Ela controla as 10 indriyas: 5 órgãos sensoriais - olhos, ouvido, nariz, língua e pele. E os 5 órgãos motores - mãos, pés, cordas vocais, órgão genital, e excretor.  

O sentimento de “Eu” (si mesmo) não existe aqui. Então, bem estabelecidos aqui seguimos nossos instintos. Mas um adulto que se move a partir desta camada em busca de relações e vocação, ainda não está em sintonia com o que quer e o que é.  


3.    3ª Camada metal subconsciente ou Manomaya Kosa – as experiências do Si Mesmo, aparecem aqui. Tem 4 funções: 1)memória cerebral e extra-cerebral, 2) contemplação – busca de informações, soluções, pensamento científico e filosófico, 3) experiência de dor e prazer e 4) sonhos.  

Se estabelecer aqui exige muito de nós, como estudos, experiências de vida, relações com o meio e outros seres. O ego aqui é bem forte, mas deve saber que somos mais do que esta camada. Do contrário começamos a nos levar à sério demais. 


4.    A 4a camada é a 1ª Camada da mente super consciente ou Atmanasa kosa – ela transcende as amarras do tempo, espaço, pessoa, acessando passado, presente e futuro. 

Aqui realizamos a verdadeira presença e acessamos informações ancestrais e futuras (possibilidades). 

Como diz Jung (2006:353), não há como “contestar que ao menos uma parte de nossa existência psíquica se caracteriza por uma relatividade de espaço e tempo. À medida que nos afastamos da consciência, esta relatividade parece se elevar até ao não-espacial e a uma intemporalidade absolutas”. 

 

5.    5a Camada ou a 2ª Camada super consciente, a Mente subliminar ou Vijnananaya kosa – tem 2 funções relacionadas entre si: 1) discernimento entre o que é eterno e o que não é (viveka), e 2) desapego, graças ao discernimento (vaerágya). 

Aqui percebemos as ondas emanadas de tudo o que existe, das quais as outras camadas percebem só algumas frações.  

Por exemplo, ao olhar um livro, a ideia dele é apreendida com a ajuda de uma vibração que cria sua imagem na mente. Se os olhos estão fechados, ainda se pode reconhecer o livro através do toque. Se o livro cai no chão, sabemos pelo som que um livro caiu.

Aqui captamos os campos de informações pelas vibrações e ondas, anterior à forma. É como disse o Rilke: “o ser se sente na véspera de ser escrito”.

 

6.    6a Camada dourada, extática ou espiritual ou Anandamaya kosa (Iyengar) ou Hiranamaya Kosa (Sarkar) – aqui o sentimento de “eu” não existe mais para que haja uma atração fortíssima para a Suprema Subjetividade.  

O desejo de união (yoga) é incontrolável, ocorrendo a subjetivação máxima com o Si mesmo (Átman). 

É a atração desta camada que nos faz querer expandir sempre. E isso exige esforço - sádhana. Por isso que ninguém consegue de fato meditar, mas fazer sádhana até um dia entra em estado de meditação. 

 

7.    A Suprema Subjetividade está além das camadas: É o Átman que vai sendo  condensado em tudo o que é manifestado. Segundo os yogues, aqui nos estabelecemos na bem-aventurança absoluta. 

 

(Comentários sobre um trecho da minha tese: Yoga e Vigor - Mônica Clemente (Manika))

 

#Yoga #Kosas #CamadasDaMente #Multidimensionalide #PRSarkar #SusanAndrews 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

369) O Beijo e o Amor

  Esta linda frase é de um amigo do meu psicanalista Eugenio Davidovich. Eu a escutei no divã há mais de 12 anos. Por isso eu a atribuo ao E...