8 de jan. de 2021

239) Simbiose - como entramos e saímos de laços inadequados

 


Depois de uma certa idade não precisamos mais de laços estreitos para sobreviver. Mas há, como observou Eric Berne, transações que perpetuam a simbiose.

Uma delas é o Estado de Ego “Pai/Mãe Crítico” numa pessoa, tentando transformar o Estado de Ego “Criança Livre” em “Criança Adaptada Submissa ou Rebelde” em outra pessoa. E vice-versa!

Sem deixar que outros Estados de Ego (Pai Protetor, Adulto, Criança Livre) entrem nas transações. Vou dar um exemplo: 

A mãe diz para filha ou a filha diz para a mãe:

- Eu não sei como você vive com estas cortinas fechadas. Eu preciso de luz, de ar. (Esta fala está no Estado de Ego Pai Crítico no circuito negativo)

- Você vive me criticando! Por isso não gosto da sua presença aqui em casa (Criança Rebelde com Pai Crítico)

- Que horror! Só queria ajudar. (A Vítima chamando para o Triângulo Dramático).

Chega uma hora em que a conversa vai gerar culpa nas duas, prendendo-as na amargura. Logo em seguida, sentirão medo da solidão e escolherão manter a relação do mesmo jeito. Melhor ter carícias negativas do que não ter nenhuma...

Mas há saídas, se trouxermos outros Estado de Ego para dentro da conversa:

- Eu não sei como você vive com estas cortinas fechadas...

- Sim, não sabe. A janela do seu quarto dá para o mar. A minha dá para um prédio onde todos podem ver Netflix na minha TV. Vem, te mostro? (Estado de Ego Adulto - qualificou o que foi dito. E Criança Livre - fez uma brincadeira).

- Então por que não muda o lado da cama? (Pai Crítico novamente, na tentativa de forçar o outro a entrar na Criança Adaptada que tem que aceitar a sugestão).

- Porque a outra parede tem a fiação elétrica. Preciso dela livre. Tá vendo? (Estado de Ego Adulto)

- Faz uma obra! (Não desiste de forçar a simbiose para o outro depender dela.)

- No Covid? (Adulto)

- Se você quer ficar com as janelas fechadas...! (Pai Crítico)

- Quer sorvete? (Muda a conversa totalmente, porque percebeu que não vai conseguir puxar outro Estado de Ego da outra pessoa).

Existem outras transações que a gente aprende na formação de Análise Transacional AT202 . Para fazê-la é preciso fazer o delicioso e rápido curso AT101 - indico Regina Silva (11) 99111-7136

Nenhum comentário:

Postar um comentário

283) A Raiva e Suas Revelações

  Existe uma força bloqueada por trás de algumas dificuldades.   Na Constelação Familiar nós a encontramos em diferentes formas, em difere...