28 de nov. de 2020

215) Mulheres Brasileiras

 

Mulheres, intelectuais, esportistas, guerreiras, abolicionistas, escritoras brasileiras, com um viés de vida que fala da metade do Brasil. As verdadeiras influenciadoras desde a raiz até o mundo inteiro:

#Aqualtuna

Sec XVII - princesa e guerreira do Congo, foi trazida para o Recife como escrava. Avó do Zumbi. Com seus talentos políticos e de guerra, consolidou o Estado Negro, a Republica de Palmares.

#MartaDaSilvaVieira

Sec XXI - futebolista feminina. Maior artilheira feminina e masculina do Brasil.


#DandaraDosPalmares

Sec XVII - Esposa do Zumbi dos Palmares, com quem teve 3 filhos. Guerreira pela libertação do povo brasileiro da escravidão. Se atirou de um penhasco quando a capturaram.


#MarielleFranco

Sex XXI - socióloga e política brasileira. Lutava contra o abuso de autoridade nas comunidades. Assassinada em 2018.


#Anastácia

Sec XVIII - No “imaginário popular”, Anastácia era uma mulher linda, curandeira, que se negou a ir para a cama com seu senhor. Sofreu severos castigos, inclusive o uso de uma máscara só tirada às refeições, o que a matou precocemente.


#ConceiçãoEvaristo

Sec XX - Escritora, doutora em letras. Professora da UFMG. Suas obras abordam discriminação racial, de gênero e de classe. Criou o conceito “escrevivência, a escrita de nós”


#LuizaMahin

Sec XIX , uma das articulista do levante de Malês, contra a escravidão na Bahia.


#DjamilaRibeiro

Sec XXI - Filósofa Brasileira. Algumas de suas obras: O que é lugar de fala?. Quem tem medo do feminismo negro?. Pequeno manual antirracista. Lugar de Fala.


#TeresaDeBenguela ou #RainhaTerezaDeQuariterê

Sec XVIII - Líder Quilombola. Capturada e humilhada em cela publica, se suicidou. Sua cabeça ficou exposta em praça pública.

#SoniaGuimarães

Sec XX - primeira mulher negra a ser doutora em física e lecionar no ITA.


#MariaFelipaDeOliveira

Sec XIX - capoeirista, passava informações para o Comando do Movimento de Libertação, quando fugia à noite com uma jangada. Foi líder na Ilha de Itaparica, Bahia.

E muitas mais!


#Acotirene #AdelinaCharuteira #MarianaCrioula #EsperançaGarcia #MariaFirminaDosReis #EvaMariaDeBonsucesso #MariaAranha #NaAgontiné #TiaSimona #ZacimbaGaba #LaudelinaDeCamposBarros #AntonietaDeBarros #CarolinaDeJesus #MarliPereiraSoares ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

282) O Ponto de Mutação fica fora de um Padrão

  Não importa o que se faça, se for para mudar um padrão tem que começar de um lugar diferente. Quantas vezes tentamos começar um regime ...