12 de nov. de 2020

210) Kali Ma - Deusa Hindu

 


Kali Ma, divindade hindu, é uma das Manifestações de #Durga, uma das esposas de Shiva. Ela representa a Mãe Natureza em toda a sua benevolência e ferocidade. Ela é a gazela graciosa e as garras sangrentas do seu predador. 

É o ciclo da vida, assim como o corte de tudo que não serve à evolução em busca do seu apogeu: o êxtase. 

Quando projetamos numa figura arquetípica os sentimentos e experiências difíceis de suportar, como o terror e a bem-aventurança, conseguimos ultrapassar os desafios, sem somatizar aquelas energias no corpo. 

Não à toa, Kali é a única capaz de se opor às forças desagregadoras, dando coragem ao buscador/a. E é a própria destruição para a vida seguir em frente. 

Sabe aquele “sim, mamãe (papai)! Você é a certa para mim exatamente como é!” É a Kali Ma. 

Sabe aquele “não, mamãe (ou papai)! Eu protejo o bem mais valioso que você me deu, a vida, até de você, se tentar me fazer mal.” É a Kali Ma. 

Quando, no processo de evolução, enfrentamos mil espadas contra os finais felizes, 4 delas são a nosso favor, como os braços de Kali em seus ciclos: O braço da Criação, Preservação, Destruição e potencialidade da Iluminação nos apoiando contra os inimigos internos.  

Shiva, a Consciência Suprema, inclusive, cede aos seus desígnios, como o Espírito não se mete nos ciclos da Natureza... mas o ser humano sim... sentindo a força devastadora de Kali Ma. Por isso, a sua figura sempre aparece por cima de Shiva.  

Essa postura tem um paralelo simbólico com a nossa Lilith, a força necessária para lidar com a escuridão e os talentos bloqueados. Lilith tem 14 nomes (o artigo sobre ela está aqui). 14 manifestações renegadas na cultura judaico-cristã. 

Não só porque ela ficava por cima do Adão, no ato sexual, mas porque é a âncora para lidarmos com situações difíceis.  Ela é o sangue, a dor e o serviço à vida da #mãe dando a luz. Mostrando que não viemos de uma costela, mas do útero. 

Sem essa âncora psicológica, como acessamos a salvação? Bem, podemos comprá-la, dizem por aí. Mas não...



 

No vídeo, o professor de Yoga Vitalli Shakirov, faz uma homenagem lindíssima à Kali Ma  e seus ciclos. @cat_shanti

Author  of Tapa Yoga System 

#KaliMa #Durga #Lilith #Eva #ÂncorasPsicológicas #Shiva #Adão #VitalliShakirov #TapaYodaSystem #ConstelaçãoFamiliar #ConexõesSutis

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

212)As Três Consciências descobertas por Bert Hellinger na Constelação Familiar

  A fenomenologia é uma filosofia nascida com a seguinte pergunta: o que é Consciência?    Para alguns, a consciência é o que conhecemos...